Expresso Turístico vai custar R$ 28

Mogi News

seg, 11/05/2009 - 9h12 | Do Portal do Governo

A nova opção de turismo será inaugurada no dia 31, oferecerá três roteiros e apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi NOEMIA ALVES
Da reportagem local

O prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), confirmou ontem que o Expresso Turístico será implantado na cidade no próximo dia 31, ao preço de R$ 28. A tarifa se refere à viagem entre as estações Luz e Mogi das Cruzes em vagões de aço inoxidável, fabricados no Brasil na década de 1960, que serão conduzidos por uma locomotiva.

Cada vagão contará com um agente de trem e monitores com trajes que remetem à época das antigas viagens ferroviárias no País. A proposta do governo do Estado de resgate da nostalgia do transporte já foi implantada em Jundiaí. Lá, as viagens acontecem aos sábados, com partida às 8h30 da Estação Luz e retorno após as 16 horas.

“Em Mogi, será semelhante, porém, com o diferencial de apresentações de grupos musicais. Isto é, o turismo no próprio trem”, comentou Bertaiolli. Ele se refere às apresentações de música clássica da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que deve acontecer já na viagem inaugural, que cai num domingo.

O governador José Serra (PSDB) é um dos convidados para esta viagem, mas ainda não confirmou presença. “Esperamos que ele nos contemple com a sua presença, já que este será um novo marco na história da cidade”, disse Bertaiolli.

O trem turístico de Mogi deve ter três opções de roteiro: o Circuito das Flores, o Parque das Neblinas e a Feira de Artesanato, seguida da secular Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.
Segundo o prefeito, dois ônibus darão suporte ao sistema.

Outra proposta do chefe do Executivo é que, uma vez implantado, o trem turístico possa atender também os mogianos.

“Após vir à cidade para trazer turistas de São Paulo a Mogi, durante os fins de semana, o Expresso Turístico retornará à capital, lotado de estudantes mogianos, que conhecerão a região histórica de São Paulo e o Museu de Língua Portuguesa na Estação Luz. No fim do dia, às 16 horas, o trem volta a Mogi com os estudantes e retorna à capital com os turistas que passaram o dia na cidade”. A viagem-teste do Expresso Turístico está confirmada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o próximo domingo, dia 17, às 8h30.