Expresso Turístico pode expandir

Diário de Mogi

qua, 20/05/2009 - 9h07 | Do Portal do Governo

As avaliações técnicas serão feitas no decorrer desta semana mas, a princípio, o Expresso Turístico Luz-Mogi das Cruzes passou no teste realizado no último domingo e entrará em operação comercial no próximo dia 31, trazendo turistas da Capital para a Cidade, no mesmo sistema que desde abril funciona com absoluto sucesso em Jundiaí e, em breve, chegará também à bucólica Paranapiacaba. A expectativa é que a novidade finalmente desperte a vocação do Município para o turismo rural, cultural e ecológico, com a geração inicial de cerca de 300 novos empregos, além da retomada do glamour das viagens ferroviárias do século passado.

Desenvolvido em parceria pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Turismo e Prefeituras, o Expresso Turístico tem dado tão certo que o Estado já negocia, com os inventariantes da Rede Ferroviária, a aquisição de mais carros (vagões) para ampliar a oferta de viagens. Atualmente, dois vagões com capacidade para 174 passageiros, puxados por locomotivas da década de 50, transportam turistas aos sábados para Jundiaí e, a partir do dia 31, farão o mesmo até Mogi das Cruzes nos domingos.

Para Jundiaí, as viagens estão vendidas até o final de junho e o Estado aposta que Mogi das Cruzes despertará o mesmo interesse dos turistas que diariamente chegam na Capital. Por isso, o plano de aumentar a capacidade de passageiros a cada viagem. “Esta é uma iniciativa que gera renda, emprego, reforça a importância da ferrovia e proporciona a chance de outra cidade expor a sua cultura e história”, avaliou Sérgio Avelleda, presidente da CPTM.

Para o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, o grande desafio da proposta agora é a Cidade correr para preparar o destino dos turistas dentro do Município. Ele lembrou que, no caso de Jundiaí, por exemplo, o Circuito das Frutas já é explorado há algum tempo. Em Mogi, o Circuito das Flores e os outros destinos – Parque das Neblinas e Centro Histórico – começam a se desenvolver agora.

“A viagem de trem, em si, já é muito importante, mas é preciso ter esse receptivo e a Prefeitura está disposta a explorar o seu potencial rural, cultural e ecológico”, frisou. “Estamos otimistas”, completou.

Um dos mais empolgados com a vinda do Expresso Turístico para Mogi é o aposentado Dorival Sebastião, 68 anos, morador de Sabaúna e funcionário da antiga Rede Ferroviária por 31 anos. Vestido a caráter, ele relembrou as antigas viagens ferroviárias que cortavam César de Souza, Sabaúna e Guararema com destino ao Rio de Janeiro. “É um prazer estar neste trem”, definiu.