Expresso até Mogi impulsionará setor turístico

Diário de Suzano

qua, 03/06/2009 - 9h56 | Do Portal do Governo

Uma data histórica para Mogi das Cruzes. Foi esta a definição do prefeito Marco Bertaiolli para a viagem inaugural do Expresso Turístico, realizada no último domingo, com presenças dos secretários-adjuntos de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, e de Esporte, Lazer e Turismo, Flávio José de Oliveira Brízida, além do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda e demais autoridades. Na avaliação do prefeito, mais do que um atrativo, o município inaugurou um novo e importante setor de sua economia: o turismo.

“Não se trata somente da criação de um novo roteiro. O que estamos presenciando hoje é o nascimento de uma nova força econômica em Mogi das Cruzes: a indústria do turismo, que vai gerar empregos, renda e desenvolvimento para nossa cidade. Mogi já é boa de indústria, de comércio, de serviços e de agricultura. Agora também vai ser boa de turismo, um ótimo lugar para se conhecer e visitar”, definiu Bertaiolli, que com as demais autoridades embarcou no trem histórico na Estação da Luz e com ele seguiu até Mogi, trajeto que será operado comercialmente a partir do próximo dia 14.

O prefeito fez questão de agradecer ao governador José Serra pela implantação do Expresso Turístico, que até agora atendia somente Jundiaí: “É uma honra muito grande receber mais este equipamento de trabalho do Governo do Estado. Acreditamos que Mogi tem um potencial enorme de atração para o turismo de um dia, com suas riquezas naturais, cultura e história. Agora, o Estado e a Prefeitura são indutores deste processo. Para que seja um sucesso, é preciso que a população e a sociedade façam sua parte e receba bem os visitantes”.

 Na visão do presidente da CPTM, Mogi reúne todos os requisitos para o Expresso Turístico: “A cidade é bonita e tem um povo acolhedor, hospitaleiro e que sabe receber seus visitantes. Com o Expresso, a presença dos turistas aqui será constante e garantida. Além disso, a imagem da cidade será levada para São Paulo e toda a Região Metropolitana”.

O secretário-adjunto Brízida destacou que, além da importância econômica, o projeto tem como finalidade apresentar as belezas do estado de São Paulo: “Somos conhecidos por nosso trabalho, mas temos um estado maravilhoso e temos de mostrar isso. O Expresso Turístico é um projeto pessoal do governador José Serra, que enfrentou todas as adversidades para que se tornasse possível. Nesta batalha, a parceira com as prefeituras, como a de Mogi, é fundamental. Sem a ajuda do município, nada sai”.

Pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, Jesus Lopes salientou que o governo do Estado está investindo R$ 20 bilhões no sistema de transporte ferroviário: “Trata-se do maior programa da história e temos muito orgulho disso. Mogi está sendo beneficiada com a reforma dos trens, com a vinda do Expresso Leste, que assim que possível será ampliado, e agora com o Expresso Turístico, que é a parte de maior glamour dentro deste grande pacote de investimentos. A primeira linha, para Jundiaí, é um grande sucesso e tenho certeza que o expresso para Mogi também o será”.

Após a recepção com apresentações das bandas da Polícia Militar e Santa Cecília, os visitantes seguiram para a praça Oswaldo Cruz, onde conheceram parte da culinária e da cultura mogianas, na feira de artesanato “Feito a Mão”. Além de produtos agrícolas, artigos artesanais e culinária local, eles apreciaram a apresentação de um grupo de congada e da Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, parte do programa Canarinhos do Itapety. O passeio incluiu ainda visitas a uma exposição de artes plásticas no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e ao tapete ornamental para a procissão de Pentecostes, parte da Festa do Divino, no calçadão da rua Deodato Wertheimer.