Expresso aeroporto já atraiu o interesse de 57 empresas

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 14 de setembro de 2006

qui, 14/09/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

Até multinacionais mostraram interesse em patrocinar o projeto da linha de trem que levará passageiros da Barra Funda até Cumbica. Edital só deve sair em 2007

CAMILLA HADDAD, camilla.haddad@grupoestado.com.br

A linha de trem Expresso Aeroporto, que irá levar passageiros da Barra Funda até o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, já despertou o interesse de 57 empresas – entre elas, multinacionais -, que pretendem patrocinar o projeto. O comunicado à iniciativa privada foi feito há duas semanas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

‘A grande procura por parte das empresas foi uma surpresa e demonstra a atratividade do projeto’, comemora o gerente de projetos de transporte da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro. Este será o segundo empreendimento da companhia a ser viabilizado por meio de parcerias público-privadas (PPP). A primeira iniciativa do tipo foi a Linha 4 (Amarela) do Metrô, que vai ligar a Luz à Vila Sônia.

Segundo Silvestre, nesta primeira fase as empresas vão conhecer o projeto feito pela CPTM, mas até dezembro terão direito de apresentar sugestões ou modificações no estudo. ‘Já o edital com audiência pública está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.’

O percurso de trem terá 31 quilômetros de extensão e será realizado em 20 minutos (percurso que pode passar de uma hora se for feito de ônibus em horário de trânsito pesado). Os assentos serão estofados, com espaço para guardar as malas, haverá ar-condicionado e não será permitido viajar de pé. A passagem custará cerca de R$ 25.

Para a nova estação da Barra Funda está sendo estudado um novo sistema para que as pessoas que embarcarem no trem possam fazer o check-in dentro dos vagões.

Se tudo correr dentro do cronograma previsto, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acredita que as obras comecem entre 2007 e 2008, com conclusão até 2009.