Exposição leva Rio Tietê ao Parque do Ibirapuera

Jornal da Tarde

qui, 20/05/2010 - 9h26 | Do Portal do Governo

Instalação faz parte de evento que começa hoje e vai até domingo e inclui peças de teatro e oficinas

De hoje a domingo, visitantes do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital, podem conferir a exposição itinerante “Por dentro do Projeto Tietê” para entender melhor o processo de despoluição do rio realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Dentro de um túnel de 12 metros de comprimento e 2,5 metros de diâmetro, que lembra uma tubulação coletora de esgoto e estará instalado sob a marquise do parque, será exibida a história do projeto, que começou em 1992 e tem previsão de término em 2018.

A despoluição do Tietê está na terceira e última etapa. Desde o começo do projeto, 1,4 bilhão de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ir para o rio diariamente, segundo dados da Sabesp.

A previsão é que, até 2018, seu trecho urbano esteja despoluído, sem odor e com aspecto saudável, sem a pretensão de deixar o rio próprio para banho. O foco do trabalho é a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Os problemas de poluição do Tietê começaram ainda na década de 1940, com o início da construção das pistas da marginal. Nessa época, o rio ainda era próprio para banho, além de ser local de lazer e prática de esportes.

A instalação da Sabesp faz parte do “Viva a Mata”, evento promovido pela ONG SOS Mata Atlântica, que tem como um dos principais objetivos aumentar o número de pessoas com interesse nas questões ambientais, segundo o coordenador de mobilização da ONG, Beloyanes Monteiro. No ano passado, o evento, que está na sexta edição, reuniu 80 mil pessoas. A expectativa para este ano é de superar o público de 2009.

A programação inclui peças de teatro, oficinas, debates, palestras e até protestos acerca do meio ambiente. Tudo para esclarecer o público e promover discussões sobre temas que vão da economia sustentável à política ambiental. Confira a programação completa do evento no site www.sosmataatlantica.org.br.

Projeto Tietê

Até hoje, foram investidos mais de R$ 5 bilhões no projeto

A previsão é de que se gastem mais R$ 1,5 milhões até 2018

Desde 1992, o índice de coleta de esgoto na região metropolitana saltou de 66% para 85%

No mesmo período, o índice de tratamento de esgoto subiu de 24% para 72%
O projeto do governo estadual surgiu depois que a Rádio Eldorado, ao lado da SOS Mata Atlântica, criou uma campanha pela despoluição do rio em 1990