Exportações paulistas

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

seg, 29/12/2003 - 17h52 | Do Portal do Governo

Editorial

É interessante a idéia do governador Geraldo Alckmin de organizar missões comerciais internacionais para tentar expandir o comércio exterior do Estado. Vai ao encontro do que realmente precisa ser feito em tempos de crise. Em outras palavras, trabalho. Além de contar com seus assessores diretos, Alckmin vai estar pessoalmente envolvido com esta iniciativa.

Não é, evidentemente, um projeto solitário, de cunhos heróicos. O governador do Estado estará acompanhado de empresários paulistas do setor de exportação que, a rigor, deverão participar das negociações no sentido de apresentar seus produtos e alinhavar contratos que garantam a exposição das mercadorias aqui fabricadas em prateleiras internacionais. O Governo estadual também quer reforçar a logística, fundamental no intercâmbio comercial. Neste aspecto, pretende dinamizar atividades do Porto de Santos e dos aeroportos paulistas.

Trata-se da primeira iniciativa do Palácio dos Bandeirantes nesse sentido. Portanto, por seu ineditismo, não há como fazer cálculos ou projeções de êxito. É, na verdade, uma tentativa e como tal está sujeita a qualquer tipo de resultado. Todavia, tem o condão de estabelecer uma agenda positiva cuja experiência pode ser enriquecedora.