Explode distribuição de remédios pelo programa Dose Certa

Gazeta do Litoral/Praia Grande

ter, 14/04/2009 - 11h16 | Do Portal do Governo

A distribuição de remédios pelo programa Farmácia Dose Certa, da Secretaria de Estado da Saúde, teve um crescimento de 43% de 2007 para 2008. Levantamento realizado pela Fundação do Remédio Popular revela que, no ano passado, mais de 30 milhões de unidades foram disponibilizadas à população em 2008. No ano anterior, foram distribuídas 21 milhões de unidades.

As Farmácias Dose Certa estão localizadas em locais de fácil acesso, como estações do Metrô e da CPTM, onde são distribuídos gratuitamente 67 tipos de produtos, mediante apresentação de receita médica emitida pelo SUS, atendendo quase 500 mil pessoas.

“A cada ano estamos conseguindo ampliar o programa. E a resposta da população vem sendo ótima. É cada vez maior o número de pessoas que procuram e recebem gratuitamente os remédios nas Farmácias Dose Certa. Os pontos de distribuição, sempre de fácil acesso à população, também representam um importante acerto do programa”, afirma Ricardo Oliva, superintendente da FURP.

Prova do êxito do programa estadual, que em pesquisa recente teve 90% de aprovação pela população, e do acerto nos locais de distribuição, algumas farmácias privadas estão “pegando carona” nesse sucesso e se instalaram em estações do Metrô que são atendidas pelas unidades Dose Certa.

Nomeadas como farmácias “Remédio Popular Farma Ponte”, originalmente criada em Sorocaba (SP), essas instituições privadas estão instaladas nas estações de metrô Clínicas, Itaquera, Ana Rosa e Barra Funda e anunciam que vendem medicamentos a preços populares.