Ex-cortiço no centro recebe prêmio de US$ 100 mil

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

qui, 04/12/2008 - 8h28 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Um ex-cortiço na região do Bom Retiro, na região central, foi anunciado vencedor do Deutsche Bank Urban Age Award, prêmio no valor de US$ 100 mil que seria entregue ontem, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, após o fechamento desta edição. A premiação, que contou com 12 projetos finalistas, abriria o Urban Age, conferência internacional sobre urbanismo que acontece até sexta-feira, em São Paulo, para discutir os problemas das grandes cidades.

Sob a coordenação da professora e ex-diretora da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP Maria Ruth Amaral de Sampaio, uma turma de graduação iniciou atividades no cortiço em 2002.

Foram feitos cadastro dos moradores, reformas internas, instalação da rede elétrica e de um sistema de retirada de lixo, que era simplesmente jogado pela janela. “Tinha gente morando no fosso do elevador”, conta a moradora e líder comunitária Márcia Souza, 42.

Segundo a professora Maria Ruth, a destinação do dinheiro já havia sido combinada antes mesmo da inscrição no prêmio -será gasto em melhorias no prédio, como tubulação interna de esgoto, caixas d’água e fachada. O prêmio é patrocinado pelo Deutsche Bank e organizado pela Alfred Herrhausen Society, ligada ao banco.

Outros três projetos receberam menção honrosa: o Instituto Acaia, que desenvolve atividades com moradores de favelas próximas ao Ceagesp, o BioUrban, que melhora espaços da periferia, e a cooperativa de reciclagem Nova Esperança, que criou uma maneira de moradores da zona leste obterem renda a partir da coleta de lixo.

Polêmica

A conferência, que ocorre entre hoje e amanhã, discutirá, de maneira comparativa, os grandes problemas das cidades do mundo, como mudanças climáticas, segurança e transporte.

Moradia, que é uma das mais graves questões paulistanas, e que acabou contemplada pelo prêmio, não será tema de rodada. Segundo o economista e especialista em urbanismo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Ciro Biderman, moradia para classes baixas é uma questão básica da América Latina, que deveria ter recebido maior atenção por parte do evento.

“[Os organizadores] fazem um processo de incluir na agenda deles algumas características de São Paulo para torná-la relativamente comparável ao resto das cidades, mas há pouca transferência de conhecimento para os locais que estudam.”

Entre os destaques de hoje estão as apresentações dos sociólogos Saskia Sassen, professora da Universidade Columbia (NY) e especialista em sociedades globais, e Richard Sennett, da Universidade de Nova York e autor da obra de referência “O Declínio do Homem Público”, do ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa e da pesquisadora da Universidade de Sorbonne (Paris) e especialista em violência Sophie Body-Gendrot.