Europeus começam a descobrir infra-estrutura do estado de SP

Gazeta Mercantil - Quarta-feira, 17 de março de 2004

qua, 17/03/2004 - 9h00 | Do Portal do Governo

Marcelo Moreira

As áreas de transportes e infra-estrutura do estado de São Paulo estão despertando a atenção e a cobiça dos europeus. Essa é a principal conclusão da visita que empresários e executivos do governo italiano fizeram ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A comitiva do governo italiano, encabeçada pelo ministro de Transporte e Infra-Estrutura, Pietro Lunardi, tem interesse em investir em São Paulo e logo.

Foram apresentados os principais projetos do estado nas áreas rodoviária e metropolitana, como os trechos sul do Rodoanel e do Ferroanel; as ampliações das linhas de metrô e de rodovias como a Tamoios, que tem como uma das finalidades fortalecer o Porto de São Sebastião; a modernização da CPTM; além do trem expresso de longa distância ligando os aeroportos de Viracopos, em Campinas, ao de Cumbica, em Guarulhos.

‘Eles ficaram muito impressionados com o volume de projetos que nós temos’, comentou Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos. Será criada uma comissão técnica permanente, envolvendo as secretarias dos Transportes, dos Transportes Metropolitanos e o Ministério do Transporte e Infra-Estrutura da Itália para discutir estes assuntos com mais detalhes.

‘Os italianos estão interessados em participar de todas as formas que forem viáveis, seja por meio da Parceria Público Privada (PPP) ou como financiadores’, relatou Fernandes. A Itália e toda a comunidade estão desenvolvendo esta formatação de PPP (parcerias público-privadas), acrescentou Calabi. ‘Portanto, existe uma expectativa que dê para apoiar estes investimentos com a legislação do PPP’.

Além do governo italiano, a Espanha também vem demonstrando interesse em investir no Estado. ‘O governo espanhol está desenvolvendo estudos para a construção do trem rápido, ligando os aeroportos de Guarulhos até Viracopos. A Inglaterra está mais interessada no campo de montagem financeira e desenvolvimento de modelos’, detalhou Andrea Calabi, secretário de Economia e Planejamento.

A Alemanha, por sua vez, apóia empresas alemãs na área de equipamentos elétricos com infra-estrutura de metrô. A Siemens está em um dos ramos da linha 4 do metrô; e a francesa Alston faz parte de um consórcio também desta mesma linha.

‘O interesse em atrair investimentos é permanente. E do nosso lado, o intuito é mobilizar financiamentos adequados, com taxas de juros baixas e prazos longos como instrumentos de apoio do Governo do Estado’, afirmou o secretário Calabi.

Mais investimentos

Além do interesse dos europeus, os japoneses começam a olhar para a Grande São Paulo. Um fundo daquele País deverá financiar obras de saneamento e preservação de mananciais na região da represa Billings, em São Bernardo do Campo.

O fundo deverá liberar cerca de US$ 200 milhões, com gerenciamento da prefeitura da cidade. Esse deverá ser o maior projeto ambiental a ser implantado no Brasil com apoio de dinheiro estrangeiro, seja privado ou não.