Estudantes do Inclusp se saem melhor do que colegas

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 9 de abril de 2008

qua, 09/04/2008 - 9h25 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Resultados do programa de inclusão da USP (Inclusp) mostram que o desempenho acadêmico dos estudantes que vieram de escolas públicas, depois de aprovados para a graduação, é igual ou superior ao do restante na instituição. Alunos que receberam em 2007 o bônus do Inclusp se saíram melhor em 54 dos 118 cursos da universidade. Em outros 8, as notas foram iguais.

Isso ocorreu em cursos tradicionais como Medicina, em que os 28 estudantes que vieram de escolas públicas tiveram média 7,2, idêntica à obtida pelos outros 147. Já no câmpus de São Carlos, todos os cursos registraram resultados melhores para os alunos do Inclusp. Um exemplo foi a Engenharia Civil, em que as médias ficaram em 6,5 (Inclusp) e 6,1.

Segundo a pró-reitora da USP, Selma Garrido Pimenta, esse desempenho foi determinante para a criação dos novos bônus. “Isso acaba com o medo de que estudantes da rede pública reduzissem o nível da USP”, completa o diretor do Cursinho da Poli, Gilberto Alvarez. Outros programas de inclusão de universidades federais e da Unicamp mostram resultados semelhantes. “O esforço desse aluno é maior, ele percebe que é a sua grande chance”, diz a educadora da Unicamp, Maria Marcia Sigrist.