Estudantes beneficiados pelo Projeto Guri fazem concerto

ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 3 de junho de 2005

sex, 03/06/2005 - 9h44 | Do Portal do Governo

Apresentação é realizada por alunos da unidade Jardim São José 2, zona leste

Thatiane Leme
São José dos Campos

O Projeto Guri do Jardim São José 2, na zona leste de São José dos Campos, realiza um concerto hoje, às 17h, no Centro de Educação Empreendedora, no Floradas de São José, zona sul do município.

A apresentação será o concerto inaugural dos alunos do Pólo São José dos Campos, para mostrar o que eles aprenderam no projeto. Instalada na cidade desde setembro do ano passado, a unidade Jardim São José 2 envolve 138 crianças e adolescentes em atividades musicais.

O projeto foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e atende mais de 25 mil crianças e adolescentes em 186 pólos distribuídos em todo o Estado.

A orientadora do Pólo São José dos Campos, Josane Selma Pires Figueira, 47 anos, disse que o maior objetivo do projeto é trabalhar a inclusão social por meio da música e ao mesmo tempo ensinar a riqueza de vários estilos musicais, como por exemplo, a música popular brasileira e a erudita.

Os pais dos alunos matriculados na unidade Jardim São José 2 festejam o sucesso do projeto. Eles estão orgulhosos do desempenho dos filhos e satisfeitos com a paciência e disposição dos professores.

Os resultados de socialização são notados de maneira positiva, pois refletem o comportamento na relação com familiares, colegas e professores.

‘Eles estão mais interessados, o desempenho escolar melhorou muito’, disse a mãe de um dos participantes do projeto Maria Helena Pinto de Mesquita, 36 anos.

As crianças também concordam que as atividades estão melhorando a qualidade de vida. ‘É legal ficar aqui, em vez de ficar na rua. A gente ocupa o tempo aprendendo a tocar um instrumento’, afirmou a aluna Francine Nogueira de Oliveira, 13 anos.

O Projeto Guri atende crianças de 8 a 18 anos e oferece aulas de violão, cavaquinho, percussão e coral. As atividades acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

São oferecidas 360 vagas. Cada aluno pode cursar duas atividades, intercaladas durante a semana.

Para fazer a matrícula, não existe uma data determinada e nem processo de seleção, apenas adequação ao número de vagas. A única exigência é que o aluno estude e freqüente a escola. Crianças de outros bairros podem participar do projeto, desde que arquem com condução para freqüentar as aulas.

Todos os professores são profissionais especializados em instrumentos de corda, percussão e canto coral.

O Projeto Guri Pólo São José dos Campos conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Instituto Vivo.