Estado vai reservar R$ 15 milhões para dar curso a servidor em 2004

Diário de S. Paulo - 29/10/2003

qua, 29/10/2003 - 9h30 | Do Portal do Governo

Anúncio foi feito durante reunião em que entidades pediam reajuste a Alckmin

Em vez de aumento, investimento em qualificação profissional. No dia do Funcionário Público, comemorado ontem, o governador Geraldo Alckmin disse que o Estado deverá reservar R$ 15 milhões do orçamento de 2004 para investimento em capacitação de servidores. O anúncio foi feito pela manhã durante reunião com representantes da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo.

O objetivo do Governo é formar 100 mil funcionários em informática, 50 mil em atendimento ao cidadão nos mesmos moldes dos serviços oferecidos pelo Poupatempo (atendimento ágil, eficiente, sem intermediários e de qualidade) e 5 mil na habilitação de técnica gerencial. “Mostramos ao servidor que nesse momento, em relação à questão salarial, estamos com uma restrição por conta da vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede que o Estado aumente as despesas com folha de pagamento quando está dentro do limite prudencial”, disse o secretário estadual da Casa Civil, Arnaldo Madeira.

O secretário contou que o Governo está iniciando um processo de revisão da atual estrutura de recursos humanos. “Devemos criar um programa ativo de política que, entre outras coisas, aumente o grau de informatização dos serviços públicos, crie prêmios de incentivo a diferentes ações de maneira que o funcionário não apenas seja valorizado em termos salariais, mas também em qualificação profissional”.

No documento entregue ao Governo, os servidores reivindicam: a instituição da data-base da categoria em 1º de março, concessão de reajuste salarial anual e política de implantação de plano de cargos e salários.