Estado vai mandar à região de Itapevi 500 agentes de combate ao dengue

Diário de S. Paulo - 6/3/2003

qui, 06/03/2003 - 9h07 | Do Portal do Governo

Viviane Raymundi


Itapevi tem 900 pessoas com a doença e Jandira, 534

O Governo do estado vai contratar 500 agentes para combater o mosquito do dengue em Itapevi, Jandira e Carapicuíba, no Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Com a medida, a Secretaria Estadual da Saúde quer conter o crescimento da doença na região, que concentra maior número de casos no estado.

Em Itapevi, onde 900 pessoas já foram infectadas pelo Aedes aegypti, ocorreu o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica no estado neste ano. Em Jandira, 534 casos da doença já foram confirmados. Em todo o estado, até o fim de fevereiro, havia 2.615.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, os agentes serão treinados pelas prefeituras e estarão atuando na próxima semana. “São 500 pessoas das Frentes de Trabalho, que já foram selecionadas no ano passado e agora serão treinadas pelas prefeituras para fazer o combate ao dengue”, disse.

Atualmente, segundo ele, 182 pessoas trabalham no combate ao mosquito na região. Na próxima semana, o trabalho também deve ser reforçado com 50 recrutas do Exército, que atuarão na limpeza dos terrenos baldios.

Barradas Barata explicou que os agentes trabalharão na limpeza e cobertura das caixas d´água das casas e na retirada de entulho das ruas. “Nessa região, boa parte das casas não tem telhado e as caixas d´água ficam sobre a laje, muitas descobertas. São uma verdadeira maternidade do mosquito do dengue”, afirmou.

O secretário disse que o objetivo é evitar que a doença se espalhe por Carapicuíba, onde 11 casos foram confirmados. “Em comparação com 2002, quando nesta época do ano mais de 8 mil estavam infectados, o controle da doença está melhor. Mas a morte em Itapevi foi um alerta e o trabalho deve ser intensificado”, disse.