Estado vai liberar R$ 410 mil para UTI do Hospital de Base

Jornal da Cidade - Bauru - Quarta-feira, 10 de março de 2004

qua, 10/03/2004 - 10h18 | Do Portal do Governo

Patrícia Zamboni

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, autorizou a liberação de R$ 410 mil para serem aplicados nas obras de reforma do prédio e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base (HB) de Bauru. A informação é do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), que viabilizou a liberação dos recursos durante audiência com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, no último dia 4.

O diretor técnico do HB, médico Samuel Fortunato, comemora a conquista e diz que a meta é inaugurar o novo setor da UTI no máximo até dezembro deste ano. A quantidade de leitos não aumentará de imediato, mas a nova ala ganhará estrutura moderna e equipamentos de última geração.

“Vamos executar uma ampla reforma no segundo andar do hospital, onde funcionava a antiga pediatria (que foi transferida para o Hospital Estadual), para instalar uma moderna UTI seguindo as normas técnicas da Vigilância Sanitária, numa área de 416 metros quadrados”, destaca.

De acordo com Fortunato, os leitos da nova UTI serão destinados a pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade em várias especialidades, como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, cardiologia e transplantes. Segundo o médico, a reforma da UTI faz parte de um amplo projeto de readequação da unidade, que teria se tornado imprescindível no novo perfil do HB – complexo hospitalar caracterizado como especialista em urgência e emergência.

Fortunato explica que, atualmente, existem duas UTIs para adultos no Hospital de Base, sendo uma com 15 leitos e outra com 12 leitos, instaladas em andares diferentes. Desse total de 27 leitos, 17 serão instalados na nova UTI – que será devidamente equipada para as finalidades a que se destina – e a unidade atual ficará com dez leitos.

Segundo Fortunato, com um número reduzido de leitos, a unidade de terapia intensiva que ficará com capacidade para atender dez pacientes poderá ser melhor adequada ao atendimento médico.

“Atualmente, as UTIs que temos no Hospital de Base estão sempre com 100% de ocupação, e às vezes ainda recorremos a leitos extras para atender a demanda da Secretaria Estadual de Saúde. A nova UTI só terá equipamentos de ponta e será muito importante para a cidade”, diz Fortunato.

Affonso Viviani, titular da Diretoria Regional de Saúde (DIR-10), informa que a planta com o projeto da reforma do andar onde será instalada a nova UTI do HB já foi enviada à Vigilância Sanitária do município, que precisa aprovar a planta de acordo com o que determinam as normas técnicas vigentes.

“Assim que a Vigilância aprovar, o projeto será devolvido para a DIR e eu o enviarei a São Paulo. Feito isso, será realizado um termo aditivo entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Associação Hospitalar de Bauru (mantenedora do HB) para que o dinheiro seja enviado a nós para a realização das obras (por meio de licitação)”, detalha Viviani.

Para o deputado Pedro Tobias, a conquista é muito importante por se tratar de verba para investimentos. “No ano passado, o Estado liberou grandes quantias de dinheiro para a Associação Hospitalar de Bauru, mas era tudo para custeio. Neste ano isso acabou e a prioridade serão recursos para serem direcionados a projetos importantes, como esse da nova UTI do Hospital de Base. O custeio é um saco sem fundo. É bem melhor que o Estado invista em obras e equipamentos.”