Estado vai criar Poupatempo para ajudar pequena empresa a exportar

Diário de S. Paulo - 12/6/2003

qui, 12/06/2003 - 9h49 | Do Portal do Governo

Sandra Motta


Diário de S. Paulo – 12 de junho de 2003

Serviço dará primeiras orientações por telefone e internet

As micro e pequenas empresas paulistas, que ainda enfrentam muita dificuldade para vender seus produtos para o mercado externo, vão ganhar a partir do mês que vem uma espécie de “poupatempo” para as exportações. A iniciativa é da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, e tem como principal objetivo fornecer orientação a quem está dando os primeiros passos para exportar.

Segundo Marcelo da Fonseca, assessor da secretaria, a criação do novo serviço terá duas fases. A primeira, que começa a funcionar em julho, será o atendimento dos empresários por uma central de informações, via telefone e também pela internet. A meta é esclarecer as principais dúvidas e orientar o empresário sobre os serviços já existentes, como o ExportaFácil (remessa pelo Correio), além de indicar o caminho para certificação, adequação de produtos, obtenção de crédito e prospecção de novos mercados. O atendente deverá receber a demanda da empresa e, num prazo de 48 horas, avaliá-la e repassar o interessado ao órgão em que conseguirá apoio específico.

“Temos pesquisas mostrando que dois terços das empresas iniciantes no mercado externo acabam não exportando com regularidade. Elas desistem por falta de conhecimento, de informação. É aí que o poupatempo vai atuar”, explica Fonseca. Numa segunda etapa, em 2004, a secretaria vai utilizar uma área de 30 mil m2, na zona sul da cidade, como ponto de atendimento ao exportador. Nesse espaço o interessado poderá fazer consultas a técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para avaliação de seus produtos, exposição dos itens que exporta ou pretende exportar e até ter aulas ou ouvir palestras sobre como vender para outros países.

Concentração

Fonseca diz que o governo está empenhado em estimular as exportações das pequenas empresas, que têm pouca participação no total exportado. Em 2002, 8.165 empresas paulistas venderam produtos ao mercado externo, mas apenas 50 companhias concentraram 52% do volume total, de US$ 20,1 bilhões. Até abril deste ano, as empresas de São Paulo exportaram US$ 6,5 bilhões, crescimento perto de 10% sobre igual período de 2002. Entre os produtos exportados estão de confecções a bijuteria e joalheria.