Estado vai ceder imóveis para ajudar prefeito a acabar com ‘escola de lata’

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

qua, 05/01/2005 - 9h03 | Do Portal do Governo

Prédios também deverão ser usados para atender à demanda por creches

Patrícia Evelyn

O Governo do Estado irá ceder à Prefeitura os imóveis de 10 escolas de sua rede para ajudar o município a acabar com as ‘escolas de lata’ e também atender a demanda por vagas em creches. A falta de creches é um dos maiores problemas da Capital. Das 10 unidades, oito fazem parte da lista de colégios que o Estado anunciou que desativaria neste ano por falta de demanda.

A Prefeitura tem 50 escolas em prédios de aço pré-moldado, sem isolamento térmico e acústico, conhecidas como ‘escolas de lata’. A transferência dos imóveis do estado ao município deve ocorrer no prazo de um mês.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, também devem ser passadas para a Prefeitura algumas salas de aula de escolas estaduais que estão ociosas. ‘Há uma vergonha no município que é criança fora da educação infantil’, afirmou.

A idéia é de que com mais escolas na rede, a Prefeitura também consiga acabar com o turno das 11h às 15h que existe na maioria das escolas municipais. A parceria entre estado e município é uma das medidas de uma resolução que será publicada hoje no Diário Oficial do Município e do Estado e que cria a Comissão Intersecretarial de Educação Estado/Município de São Paulo.

Escola da Família

Chalita e José Aristodemo Pinotti, secretário municipal da Educação, se reuniram na manhã de ontem.

A comissão estudará ainda a ampliação para a rede municipal do programa ‘Escola da Família’, que abre as escolas estaduais nos finais de semana. Também serão unificados os cadastros dos alunos das duas redes de ensino.

Segundo Chalita, a unificação dos cadastros de ensino fundamental e médio estará pronta em 30 dias. Já os dados da educação infantil podem demorar um pouco mais para serem integrados.