Estado vai ampliar atendimento com acupuntura para pacientes

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 1º de fevereiro de 2005

ter, 01/02/2005 - 9h50 | Do Portal do Governo

Posto de saúde no Jardim Ângela, na Zona Sul, será o segundo a iniciar tratamento com a técnica. No município, 60 centros utilizam terapia

REGIANE MONTEIRO

Nos próximos 60 dias, a Secretaria Estadual de Saúde vai inaugurar um novo serviço de atendimento com acupuntura em um posto de saúde. A previsão é de que o Posto de Atendimento Médico Ibirapuera, no Jardim Ângela, Zona Sul, seja o segundo da Capital mantido pelo Estado a atender pacientes com a técnica. Até o fim do ano, a secretaria deve inaugurar o serviço em mais cinco centros.

Desde o ano passado, o serviço de acupuntura do Posto de Atendimento Médico Várzea do Carmo, no Cambuci, Zona Sul (primeiro a oferecer o tratamento), já atendeu 4 mil pacientes e recebe pelo menos 50 novos pacientes por mês. ‘Das 330 pessoas que atendemos a cada mês, cerca de 50 são de novos pacientes’, explica Valdecir Carlos Tadei, diretor regional de Saúde da Capital da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo ele, as especialidades que mais encaminham pacientes para a acupuntura são ortopedia, reumatologia e dermatologia. ‘A técnica apresenta resultados muito claros e os pacientes são os primeiros a perceber isso’, avalia Tadei. ‘Esse é o motivo principal para ampliação do serviço nos postos mantidos pelo Estado.’

Levar as sessões de acupuntura para os postos de saúde também foi uma iniciativa da Prefeitura. Em 2001, as unidades básicas de saúde mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde passaram a realizar o tratamento com a terapia complementar.

Segundo Emílio Telesi Júnior, coordenador das Áreas Temáticas da Secretaria Municipal de Saúde, 60 postos de saúde já fazem o tratamento com acupuntura. No município, 350 médicos passaram pelo treinamento de dois anos para aplicar a técnica. Outros 600 funcionários ganham aulas de terapias corporais e meditação, serviços que atualmente também estão disponíveis nas unidades básicas da Capital. ‘Desde o início do programa, 40 mil pacientes já passaram pelas terapias corporais (que incluem Tai Chi Chuan, Lian Gong). Realizamos mais de 5 mil consultas por mês’, explica Telesi.

Entenda

A acupuntura tem como objetivo normalizar os órgãos doentes por meio do equilíbrio energético. São 361 pontos divididos em 14 meridianos e mais 120 pontos extras conectados aos órgãos, que por intermédio das agulhas estimulam os pontos fazendo com que a energia circule, aliviando os sintomas das doenças.