Estado vai abrir 50 mil vagas para professores

Jornal da Tarde - 3/9/2003

qua, 03/09/2003 - 10h28 | Do Portal do Governo

Serão oportunidades para docentes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª do ensino médio. A data do concurso ainda não foi definida, mas o objetivo é iniciar 2004 com os profissionais já contratados

O governo estadual anunciou ontem a contratação de 50 mil novos professores. O concurso, que ainda não tem data definida, é o primeiro a ocorrer nos últimos cinco anos e, inicialmente, seria usado para a contratação de apenas 14 mil docentes.

‘Já estávamos trabalhando com uma perspectiva maior de contratação e conseguimos mostrar que ela era necessária ao governador’, conta o assessor-técnico de gabinete da secretaria estadual de Educação, Edgard Fiusa. ‘Ele aprovou as vagas e, com isso, todos saem ganhando.’

Além da estabilidade que o professor passa a ter, explica, o aluno também é beneficiado. ‘Com uma equipe fixa trabalhando na escola, a continuidade dos projetos está garantida e a qualidade do ensino melhora.’ Hoje, há cerca de 100 mil docentes trabalhando na rede em caráter temporário.

Promessa de edital em breve

A ampliação do concurso foi divulgada ontem pelo secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, na Assembléia Legislativa, onde compareceu para uma reunião da Comissão de Educação.

Ele informou que o edital do concurso será publicado em breve. Falta apenas definir a entidade que será responsável pela confecção, aplicação e correção da prova. De acordo com a secretaria, o exame deve ocorrer ainda neste ano porque o objetivo é começar 2004 com os professores contratados.

Após a decisão sobre a organizadora do concurso, serão definidos o cronograma oficial e os locais de inscrição.

Site traz mais informações

As vagas são destinadas a docentes da 5.ª série do ensino fundamental à 3.ª do ensino médio que dão aulas de Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa ou Química.

O salário inicial é de R$ 768,50 (24 horas semanais), R$ 960 (30 horas) e 1.280 (para 40 horas). A única exigência é ter formação no ensino superior.

No site da secretaria (www.educacao.sp.gov.br), há informações sobre o perfil do professor desejado, a formação básica e específica que ele deve ter e a bibliografia.

‘Não queremos profissionais que só entendam da sua disciplina. Buscamos docentes que valorizem a cidadania e, por isso, traçamos o perfil’, diz Fiusa. ‘A seleção irá refletir esse pensamento.’

Após o edital para a contratação dos professores, os editais para abertura de cargos a agentes de organização escolar e agentes de serviços escolares serão publicados, provavelmente no início de 2004.