Estado vacina contra a febre amarela

Agora - São Paulo - Terça-feira, 2 de dezembro de 2003

ter, 02/12/2003 - 9h54 | Do Portal do Governo

Preocupação maior é com turistas que viajam para os estados com grande incidência da doença e que podem trazê-la para São Paulo

Com a chegada das férias, a Secretaria Estadual da Saúde iniciou uma campanha para intensificar a vacinação contra a febre amarela. ‘O problema são os turistas que vão para as áreas de risco’, explica Helena Sato, médica da Divisão de Imunização da secretaria.

As áreas de risco estão principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste. Segundo a médica, os praticantes de ecoturismo precisam redobrar a atenção. ‘Eles vão para matas e cachoeiras, onde há uma maior possibilidade da presença do mosquito que transmite a doença’, diz.

Helena explica que de 30% a 40% das pessoas que contraem a forma grave da doença morrem. ‘Não são todas as pessoas que têm a febre amarela grave, mas a letalidade da doença é alta. É preciso tomar a vacina dez dias antes de viajar’, alerta ela. A vacina é gratuita é pode ser tomada em postos de saúde. ‘Não são todos os postos que têm as vacinas, mas ela está disponível em todas as regiões do Estado’, diz. Há um posto de atendimento também no terminal rodoviário do Tietê.

Para obter informações sobre onde encontrar a vacina, é possível visitar o site do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. O endereço é www.cve.saude.sp.gov.br. O telefone para informações é o 1520.

(MS)