Estado traz projeto para a região

A Tribuna de Santos - quarta-feira, 18 de maio de 2005

qua, 18/05/2005 - 18h11 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A Secretaria de Estado da Saúde irá ampliar para a Baixada Santista o projeto Jovens Acolhedores, realizado em hospitais estaduais da Capital e da Grande São Paulo. Na região, a iniciativa será desenvolvida no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos.

O projeto, que conta com a participação de universitários, tem como objetivo prestar o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. Os estudantes são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes, orientando e confortando os pacientes. Em troca, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com as universidades, oferece uma bolsa de estudo aos participantes.

Inscrições

As universidades da região que quiserem participar neste ano podem se inscrever até o próximo dia 27. As instituições precisam manifestar o interesse por escrito e encaminhar o pedido para a sede da secretaria.
No programa, cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350,00 da secretaria. As faculdades se comprometem a complementar os valores das mensalidades.

O contrato é de um ano e os participantes precisam cursar do primeiro ao penúltimo ano de qualquer curso universitário.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 600 estudantes de faculdades cadastradas serão selecionados e capacitados para humanizar o atendimento de 35 unidades de saúde da rede estadual.

Lançado em agosto de 2004, o projeto Jovens Acolhedores conta atualmente com 310 estudantes.

Serviço

O endereço para o cadastro das universidades é Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 188, 5º andar, Cerqueira César, CEP 05403-000, São Paulo.