Estado tem R$ 120 milhões para emprestar a microempresas

Rede Bom Dia/Fernandópolis

ter, 12/05/2009 - 9h10 | Do Portal do Governo

Serra anuncia em Araçatuba a liberação de recursos para novos empregos

O governador José Serra anunciou sexta-feira, em Araçatuba, a liberação de aproximadamente R$ 120 milhões para financiamentos do Banco do Povo, no interior do Estado, neste ano. O dinheiro será emprestado a pequenas e médias empresas a juro de 1%. Na sétima reunião da Caravana do Empreendedorismo, Serra assinou uma carteira destinada a empresários das cidades próximas a Araçatuba.

O programa, promovido pelo governo do Estado, já passou Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba, Sorocaba, Santos e Bauru e até o próximo dia 30 de junho, passará por mais 13 regiões. A próxima será a de Rio Preto, com desmembramento para as sub-regiões de Votuporanga e Fernandópolis.

O objetivo do programa é envolver as prefeituras na execução de projetos da Secretaria estadual do Trabalho, para fomentar a geração de emprego. Dentro do programa, o governo vai instalar o MEI (Microempreendedor Individual), a partir de 1º de julho, para oferecer crédito a  microempreendedores que queiram deixar a informalidade.

Um levantamento da secretaria revela que 3,2 milhões de trabalhadores paulistas atuam ilegalmente, e que são responsáveis pela movimentação de boa parcela da economia paulista. O mesmo estudo mostra que as regiões de Araçatuba e de Rio Preto, responderam por 64% de todos os empregos formais criados em todo o Estado.