Estado tem 15 mil bolsas para universitários

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 7 de janeiro de 2004

qua, 07/01/2004 - 9h39 | Do Portal do Governo

Os estudantes de faculdades particulares que forem selecionados, em troca da bolsa, vão trabalhar no programa Escola da Família durante os fins de semana. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 16

Giovanna Balogh

Os estudantes de universidades particulares do Estado têm a oportunidade de conseguir uma das pouco mais de 15 mil bolsas oferecidas pelo governo estadual no Bolsa Universidade. As inscrições, abertas na segunda-feira, seguem até o dia 16. Os universitários vão trabalhar no programa Escola da Família e estudarão gratuitamente por meio da parceria entre o governo e mais de 240 instituições de ensino.

As inscrições devem ser feitas no site do Escola da Família. Depois de preencher todos os dados na internet, o candidato que for pré-aprovado deve levar a documentação a uma das 89 diretorias de ensino. Ontem, o site estava congestionado por causa do grande número de pessoas interessadas nas bolsas. No entanto, com um pouco de insistência, era possível preencher o cadastro.

Para conseguir a bolsa de estudo integral, o estudante deve ter cursado os três anos do ensino médio em escola estadual paulista e ser aluno de uma faculdade conveniada. A Secretaria Estadual da Educação oferece 50% do valor da mensalidade – limitando um teto de R$ 267 -, enquanto as universidades arcam com o restante.

Os selecionados terão carga horária de trabalho de 16 horas semanais, sendo oito horas no sábado e oito no domingo. O trabalho deve começar em fevereiro.

No programa Escola da Família, as instituições da rede estadual abrem as portas nos fins de semana e oferecem à comunidade atividades esportivas, culturais e cursos de geração de renda. De acordo com o secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, os resultados têm sido positivos.

O programa foi lançado em agosto de 2003 e já atingiu pelo menos 8,6 milhões de pessoas que vivem nas redondezas das instituições de ensino. O Escola da Família retoma as atividades nesse fim de semana, após duas semanas de recesso.

Segundo o secretário da Educação, novas vagas para bolsas de estudo surgirão assim que os universitários selecionados pelo programa se formarem ou em casos de desistência. Em 2003, 261 instituições de ensino superior foram parceiras do Escola da Família. Com isso, 9.190 bolsas foram preenchidas. Estes bolsistas terão sua inscrição renovada automaticamente. As 15 mil novas vagas se somarão às 9 mil já preenchidas.

É o caso do estudante Bruno Blois de Souza, de 19 anos, que estuda ciências econômicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Ele passou para o segundo ano do curso, mas pensava em abandonar a faculdade porque estava três meses sem pagar a mensalidade, de R$ 780. ‘Não tinha mais condições. O programa me ajudou muito e estou entrosado com a escola em que trabalho. Essa é a oportunidade para quem quer entrar numa faculdade e não consegue entrar numa pública. Agora, entrar numa particular não é mais sinal de que teremos de pagar pelos estudos’, diz Souza, que trabalha na escola Edmundo de Carvalho, na Vila Romana, na Zona Oeste.