Estado se compromete a apoiar Agroporto

A Tribuna de Santos - 31/1/2003

sex, 31/01/2003 - 9h53 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou ontem em Cubatão o compromisso público de apoiar a iniciativa privada na construção do Terminal de Comércio Exterior de Produtos Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroporto) na Cidade.

O empreendimento será financiado pela iniciativa privada, que vai investir R$ 41 milhões 700 mil na construção do píer de frente para o largo do Canéu, e das vias de acesso, terminais e armazéns. Também vai explorar esse porto de uso público prioritariamente destinado à exportação de valores agregados e importação de insumos agrícolas.

Os presidentes da Cosipa, Omar Silva Júnior, e da Usiminas, Rinaldo Soares, ofereceram ontem o porto da siderúrgica para uso imediato dos idealizadores do empreendimento, até que o novo terminal seja construído.

A oferta foi feita durante visita, às 10 horas, ao porto da siderúrgica, e aceita pelo secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles. Permitirá ao Governo Estadual iniciar a implantação imediata de um centro de apoio tecnológico ao agricultor para incentivo à exportação.

Compromisso

O compromisso público foi assinado às 14 horas, na Prefeitura, pelo prefeito Clermont Castor, os secretários estaduais João Meirelles (Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Antonio Duarte Nogueira Júnior (Agricultura e Abastecimento) e o presidente da Câmara, Luiz Carlos Costa, na presença de diversas autoridades, entre elas o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Cubatão, Marco Paulo Penna Cabral; o presidente do Condesb, Orlando Bifulco Sobrinho, e o presidente da Agem, Koyu Iha.

O agroporto foi idealizado por Meirelles quando ainda era secretário de Estado da Agricultura (no ano passado) e detalhado pela Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), segundo o presidente dessa empresa, Aldo Narcisi.

A partir da assinatura desse compromisso público, a CPD vai manter contatos com empreendedores privados interessados no projeto. Narcisi acredita que em 18 meses, se não houver problemas de ordem burocrática e ambiental que impeçam a execução da obra, o Agroporto estará operando.

Empregos

O prefeito Clermont Castor destacou a importância da iniciativa para a retomada do desenvolvimento de Cubatão, onde existem hoje 14 mil desempregados. Ele se confessou ‘‘emocionado em participar, como prefeito, de mais uma transformação da Cidade’’. E formou um grupo de trbalho que dará apoio à instalação do terminal portuário.

Segundo o prefeito, Cubatão retoma hoje duas atividades registradas pela história, ao ganhar um agroporto. ‘‘No local onde está a Cosipa foi implantado o primeiro porto fluvial do Brasil. Antes de ser um centro industrial, Cubatão foi centro agrícola que exportou banana. Nossa Cidade é uma realidade no setor industrial há 45 anos. Em breve, com a ajuda do secretário Meirelles, teremos a primeira universidade pública e um centro de tecnologia. E, com esse mesmo apoio, nosso próximo passo será a atividade ecoturística, geradora de empregos. Isso fará com que Cubatão feche o seu ciclo econômico’’.

A necessidade de gerar empregos também foi ressaltada pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Costa. ‘‘De cada dez pessoas que procuram hoje os vereadores em Cubatão, nove estão em busca de emprego. A construção do porto de Cubatão, permitida a partir de mudanças que a Câmara fez no plano diretor da Cidade, é uma boa oportunidade para gerar esses empregos’’.

Da Reportagem