Estado renova contrato de organizações com hospitais

Diário do Grande ABC - Terça-feira, 30 de dezembro de 2003

ter, 30/12/2003 - 9h56 | Do Portal do Governo

Valéria Cabrera, do Diário do Grande ABC

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, renovou na manhã de ontem os contratos entre organizações sociais de saúde sem fins lucrativos e 15 hospitais estaduais – entre eles o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, e o Hospital Estadual de Diadema . Os dois atendem somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor da Secretaria Estadual da Saúde, Carlos Ferrara Júnior, explicou que a renovação acontece anualmente, apesar do contrato inicial ser válido por cinco anos. ‘É uma forma de ratificar que o serviço prestado vai continuar’, disse. A administração de hospitais estaduais por organizações sociais está amparada na Lei Complementar 846, sancionada pelo governador Mário Covas em junho de 1998.

Entre as organizações que mantêm contratos com o Estado na área de saúde está a Fundação do ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC e administradora do Hospital Estadual Mário Covas, inaugurado em novembro de 2001. A instituição também é responsável pela administração dos hospitais Anchieta e Municipal Universitário, ambos em São Bernardo, e do Hospital São Lucas, em Ribeirão Pires.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), antiga Escola Paulista de Medicina, administra o Hospital Estadual de Diadema, inaugurado em outubro de 2000.