Estado reforça vacinação contra febre amarela

Diário do Litoral - Terça-feira, dia 12 de dezembro de 2006

ter, 12/12/2006 - 12h00 | Do Portal do Governo

Diário do Litoral

A Secretaria de Estado da Saúde inicia reforço à vacinação contra febre amarela neste fim de ano. O objetivo é imunizar pessoas que viajarão para áreas de risco no Brasil e manter a doença fora do Estado, como já acontece desde 2001. A vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem.

O último caso de febre amarela em São Paulo ocorreu em 2000, ano que duas pessoas contraíram a doença. Desde 1990 estes são os únicos casos. Quem pretende ir para as regiões norte e centro-oeste do Brasil, aos estados do Maranhão e Minas Gerais, à região oeste do Estado de São Paulo, além de alguns municípios da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deve receber uma dose da vacina contra a doença, que pode levar à morte.

“A vacinação contra febre amarela é muito importante para os viajantes. Quem pretende passar por áreas de risco precisa ir a um posto de saúde antes de arrumar as malas”, afirma Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.

A vacina é gratuita e tem validade por dez anos. Causada por um vírus do gênero Flavivírus, a doença tem como sintomas febre alta, dor de cabeça e lombar, náuseas, vômito, prostração e calafrios.