Estado reforça vacinação contra febre amarela

Diário do Grande ABC - Quinta-feira, dia 22 de junho de 2006

qui, 22/06/2006 - 11h56 | Do Portal do Governo

Ana Carolina Negrão

Especial para o Diário    

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo iniciou campanha de vacinação contra a febre amarela para incentivar a imunização no período de férias de julho. A vacina é indicada a pessoas que vão para os Estados da regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de outros países da América do Sul, e deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. Na região, são 44 postos de imunização. A vacinação pode ser feita também nos aeroportos de Cumbica e Congonhas e nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda.

“Mesmo que a pessoa vá viajar no dia seguinte e não tenha se vacinado antes, deve tomar a vacina”, afirma a coordenadora de imunuzação da secretaria de saúde, Helena Sato. Segundo ela, não é o ideal, mas a imunização – mesmo que tardia – é importante porque a febre amarela pode levar à morte.

Das pessoas contaminadas, 90% não apresenta sintomas da doença, que é febre e dor de cabeça. “O Flavivirus (gênero do vírus da febre amarela), fica encubado de três a seis dias. A doença pode comprometer as funções do fígado e causar hemorragia hepática. Nesses casos, 40% dos pacientes falecem”, alerta a coordenadora.

No Estado, o último caso da doença foi registrado em 2000, na região de São José do Rio Preto. “Na Região Metropolitana, não temos casos da doença há mais de 10 anos. Atualmente existem apenas casos da febre amarela sivestre em áreas ribeirinhas e de mata”, afirma a coordenadora. A vacina pode ser tomada a partir dos 9 meses de idade.