Estado reduz em 72% a transmissão de Aids de mãe para filho

Jornal da Cidade - Sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2006

sex, 01/12/2006 - 17h49 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo conseguiu reduzir em 72% o índice de transmissão vertical – mãe para filho – de aids durante a gestação, parto ou aleitamento. É o que aponta o mais recente balanço sobre a doença, produzido pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2005 foram notificados 106 casos de aids por transmissão vertical. Em 1996 (10 anos antes, quando teve início a distribuição universal de medicamentos) esse número foi de 372 casos.

O dado revela o acerto das ações adotadas no Estado, em parceria com os municípios, para a prevenção dessa forma de contágio do vírus HIV. A distribuição gratuita de anti-retrovirais, como AZT, às gestantes soropositivas e a realização do teste para detecção do HIV durante o pré-natal (obrigatória em São Paulo desde 1999) foram fundamentais para garantir a redução na incidência na transmissão vertical.

Além disso, o Estado segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a substituição do aleitamento materno pelo leite artificial ou leite humano pasteurizado no caso de gestantes portadoras da aids. Os filhos menores de 6 meses de mulheres infectadas pelo HIV recebem, gratuitamente, leite artificial, que substitui o leite materno.