Estado reativa alta complexidade no Hosic

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 24 de março de 2004

qua, 24/03/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

Oncologia e neurocirurgia terão prioridade no Hospital Regional

José Carlos Júnior, de Campos do Jordão

A Secretaria Estadual da Saúde dará prioridade para a reativação de setores de alta complexidade no Hosic (Hospital Santa Isabel de Clínicas), em Taubaté, que será transformado no Hospital Regional do Vale do Paraíba.

A diretora da DIR-24 (Direção Regional de Saúde) de Taubaté, Nádia Magalhães Meirelles, disse que até a próxima semana o governo estadual deverá concluir um plano de investimentos para a unidade, que será gerenciada pelo Hospital Bandeirantes.

‘Estamos aguardando o decreto de desapropriação do governador [Geraldo Alckmin-PSDB] para estabelecer uma forma de transferência do Hosic para o Bandeirantes’, disse Nádia.

Segundo ela, o Hosic deverá retomar as cirurgias ortopédicas, além de ampliar a oferta de neurocirurgias e atendimento a pacientes com câncer. Os serviços de alta complexidade do Hosic são referência para toda a região.

‘Vamos ampliar esses serviços. A alta complexidade inclui os serviços de oncologia, quimioradioterapia, a onco-hematologia, que nós ainda não estamos organizados da forma estabelecida pelo ministério [da Saúde] para atender isso. Mas tem outros setores que vamos estabelecer prioridade’, disse.

O Hosic mantém fechados 7 dos 16 leitos do 6º andar destinados também à pacientes do SUS (Sistema Unico de Saúde) recém-operados, conforme o ValeParaibano constatou no dia 8.

O Centro Cirúrgico do hospital chegava a fazer entre 20 a 30 cirurgias por dia, mas hoje realiza menos de 10 devido à greve dos médicos anestesistas, que dura um mês.

O assessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde, José Carlos Seixas, disse que o Estado está reivindicando um aumento do teto do SUS.

‘O maior problema é aumentar o teto em São Paulo. O governo banca 75% dos hospitais’, disse Seixas.

MODERNIZAÇÃO – Depois da liberação de R$ 20,8 milhões para a desapropriação do Hosic o Estado deve investir na modernização da estrutura e na qualificação da mão-de-obra do complexo hospitar que será administrado pelo Hospital Bandeirantes, de São Paulo.

Nádia e Seixas participaram ontem do 48º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios, em Campos do Jordão. O evento, que começou anteontem, vai até sexta-feira.