Estado realiza megablitz antifumo

Comércio da Franca

ter, 28/07/2009 - 9h12 | Do Portal do Governo

O governo estadual realizará nesta semana mais uma ação para orientar proprietários e clientes de bares e restaurantes sobre a lei antifumo. No próximo dia 31 de julho, 500 agentes da Vigilância Sanitária e do Procon farão uma megablitz educativa em todo Estado de São Paulo. A nova legislação proíbe o consumo de cigarros em ambientes fechados de uso coletivo. 

A lei entrará em vigor no dia 7 de agosto e prevê multa de até R$ 3 milhões para quem desrespeitá-la. Até esta data, o Estado manterá um trabalho educativo junto aos estabelecimentos. Desde 1º de julho, agentes de saúde têm visitado os estabelecimentos e orientado os donos e responsáveis sobre as exigências da lei antifumo. São distribuídas cartilhas esclarecendo as novas determinações. Dentre as medidas indicadas estão a remoção dos cinzeiros, eliminação das áreas para fumantes e indicação da proibição do fumo em cartazes colocados em locais visíveis. 

Até o momento, a Vigilância Sanitária visitou 14.700 estabelecimentos. Em Franca foram a 248 locais dos 1,2 mil bares, lanchonetes e restaurantes instalados no município. Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, em 84% dos restaurantes e bares que receberam as blitze educativas, as medidas que atendem à legislação já foram tomadas.