Estado quer usar porto de São Sebastião como alternativa para escoar veículos

ValeParaibano - Quinta-feira, 4 de março de 2004

qui, 04/03/2004 - 8h52 | Do Portal do Governo

Medida passa por uma parceria com as montadoras de carros para viabilizar novos investimentos

O governo do Estado quer firmar uma parceria com as montadoras de veículos para ampliar as exportações de carros via porto de São Sebastião. A proposta é estimular as empresas exportadoras a utilizarem o porto como alternativa de escoamento da produção para o exterior.

Segundo o secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Dario Rais Lopes, se houver comprometimento das empresas em ampliar as exportações de veículos por São Sebastião, o governo do Estado poderá aumentar os investimentos de ampliação no porto.

‘Se houver um compromisso das empresas exportadoras de veículos, o Estado poderá aumentar os investimentos na ampliação do porto de São Sebastião. O porto poderá ser uma alternativa para exportação de carros’, disse Lopes.

Atualmente, a exportação de veículos é feita via porto de Santos, no Litoral Sul. Em 2003, 240 mil veículos passaram pelo porto.

Para este ano, a previsão da Anfavea (Associação de Fabricantes de Veículos Automotores) é que o número chegue a 280 mil unidades.

Em contrapartida, o porto de São Sebastião não exportou veículos entre os anos de 2002 e 2003. Em 2001, foram 1.294 carros que deixaram o país via Litoral Norte. O porto tem capacidade para exportar até 30 mil unidades por ano.

Para Lopes, a idéia não é competir com o porto de Santos e sim colocar São Sebastião como um complemento nas possibilidades de exportação de veículos.

‘Queremos dar alternativas às empresas exportadoras. Nossa intenção não é competir com o porto de Santos e sim complementar a sua capacidade’, disse Lopes.

Em 2003, o governo do Estado anunciou um plano de ampliação do porto de São Sebastião que deverá ser concluído até 2007. O valor total das obras deve chegar a R$ 60 milhões.

Segundo a Secretaria dos Transportes, com a reforma, o porto terá capacidade de exportar até 60 mil veículos por ano.

ANFAVEA – Na última segunda-feira, a Anfavea encaminhou documento à Companhia Docas do Estado de São Paulo, de jurisdição federal e responsável pelo porto de Santos, solicitando ampliação na capacidade de exportação do local.

Segundo o documento, os terminais de embarque do porto de Santos poderão transformar-se em ponto de estrangulamento para as exportações de veículos gerando atrasos e riscos para a qualidade das cargas.

O estrangulamento poderá ocorrer porque as exportações de veículos cresce a cada ano, sendo que a estrutura do porto não passou por ampliação para atender a demanda, segundo a Anfavea.

No mesmo documento, a Anfavea elogia o governo do Estado pelo esforço de ampliar o porto de São Sebastião.

‘A Anfavea reconhece os esforços do governo do Estado para a ampliação e adequação do porto de São Sebastião para operações com veículos’ diz um trecho do documento.

REPERCUSSÃO – A Anfavea não comentou a proposta do governo do Estado em estimular as montadoras a utilizarem o porto de São Sebastião como alternativa de exportação de veículos.

A assessoria de imprensa da Volkswagen informou que cabe à Anfavea se pronunciar sobre o assunto. A Ford informou que as exportações da empresa são feitas no Estado da Bahia. A General Motors não comentou o assunto ontem com o ValeParaibano.