Estado quer empresas em ações contra a aids

A Tribuna - Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2005

qua, 23/11/2005 - 16h46 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Contar com a ajuda das empresas privadas no combate à aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Isso é o que pretende a Secretaria de Estado da Saúde com a criação, no próximo dia 29, do Conselho Empresarial Estadual contra Aids.

A instalação do órgão, uma iniciativa da Coordenação Estadual DST/Aids, tem como objetivo estabelecer um programa de parceria com as empresas de todo o Estado.
De acordo com a coordenadora estadual DST/Aids, Maria Clara Gianna, a idéia de criar um conselho do gênero no Estado partiu da experiência que vem sendo desenvolvida em âmbito nacional.

‘‘O País já possui um Conselho Empresarial Nacional contra a Aids e resolvemos trazer esse modelo para o Estado. No futuro, queremos que cada cidade de São Paulo possua um conselho municipal deste tipo’’.

Além de agregar as empresas ao combate à aids no Estado, a coordenadoria pretende, com a iniciativa, conseguir apoio das companhias para as ações de prevenção e combate direcionadas à população.

‘‘O empresário pode nos ajudar, por exemplo, com o material de divulgação para as campanhas e, em contrapartida, a secretaria promoverá palestras para funcionários’’, explicou Maria Clara.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de duas mil médias e grandes empresas já foram convidadas pela pasta para participarem do conselho.

Ainda conforme o órgão, no Brasil, apenas o Estado do Maranhão possui um conselho estadual contra a aids.

‘‘A participação das empresas é indispensável para que os funcionários tenham acesso às informações. Com isso, eles poderão repassá-las para seus amigos, familiares e até na comunidade onde vivem’’.

Desconhecimento
Conforme estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 500 mil brasileiros são portadores do vírus HIV, mas desconhecem que estão com a doença.

‘‘A nossa proposta é que as empresas dividam com o Estado o suporte às ações de conscientização dos trabalhadores’’.

As empresas interessadas em participar do conselho devem procurar a gerência de Prevenção da Coordenação Estadual DST/Aids, que fica na Rua Santa Cruz, nº 81, na Vila Clementino, na Capital. Mais informações: (11) 5087-9911.