Estado quer aumentar número de bolsas

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 8 de março de 2004

seg, 08/03/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Ampliar o número de universitários bolsistas custeados pelo Governo do Estado e instituições particulares. Este é um dos principais objetivos para o Projeto Escola da Família, que beneficia hoje 25 mil estudantes do terceiro grau e está presente nas 6 mil unidades estaduais de São Paulo. Em menos de um ano de implantação, a iniciativa já atendeu mais de 40 mil pessoas através das atividades promovidas nas escolas aos finais de semana.

A meta foi anunciada pelo secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Pereira Barbosa, que acompanhou ontem a programação da Escola Estadual Francisco Meira, no Jardim Rádio Clube, Zona Noroeste.

Comemorando os resultados do Escola da Família, ele explicou que, atualmente, 25 mil pessoas cursam universidades particulares de todo o Estado graças ao projeto, que custeia parte das mensalidades.

‘‘A outra parte, a faculdade complementa através de uma parceria firmada com o Governo. Tivemos um ótimo retorno e as instituições ofereceram um total de 47 mil bolsas’’.

Lembrando que os beneficiados são ex-alunos da rede estadual, Paulinho, como é conhecido, contou que os bolsistas trabalham nas escolas aos fins de semana e têm o estudo garantido até a conclusão.

Além de destacar o acesso da população carente ao ensino superior, ele enfatizou a importância social do projeto.

‘‘Queremos ampliar o número de universitários. Vamos buscar financiamento internacional e também federal, porque o investimento é muito pequeno, comparado ao retorno’’.

Adaptações

Com uma previsão orçamentária de R$ 184 milhões para este ano, o Projeto Escola da Família passa por avaliações constantes que visam adaptar a iniciativa às necessidades das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Conforme o adjunto, uma das carências detectadas foi a ausência de material esportivo na maioria das unidades. ‘‘Cada uma das 6 mil escolas recebeu R$ 4 mil para a compra desses artigos. A idéia é fazer ajustes para aperfeiçoar o projeto’’.

Outra necessidade que será suprida até o segundo semestre é a cobertura das quadras esportivas de algumas unidades. Na região, 13 serão beneficiadas, sendo a Francisco Meira uma delas.

Para Paulinho, uma das principais consequências da implantação do Escola da Família é a redução, de 50% a 60% em média, dos índices de violência nas proximidades das escolas estaduais.

‘‘A Secretaria de Segurança Pública vem monitorando os dados e tivemos esta feliz constatação. Não é mágica, é o jovem e a sociedade se apropriando da escola e saindo das ruas’’.