Estado promove Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Imprensa Livre/Litoral

qui, 21/05/2009 - 9h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção e do Desenvolvimento da Comunidade Negra e com o Conselho Estadual dos Povos Indígenas, promovem neste fim de semana, de sexta-feira a domingo, uma Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial.

No próximo domingo, técnicos do Estado estarão discutindo diversas questões referentes ao desenvolvimento de políticas voltadas às comunidades que se inserem neste contexto. O principal objetivo do encontro é também conseguir a definição dos delegados eleitos para as etapas, estadual e nacional. Na ocasião, também serão discutidas as diretrizes para a implementação das ações de caráter regional.

É preciso ressaltar que a participação neste evento em Caraguatatuba, poderá garantir maior representatividade aos envolvidos no Litoral Norte, para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), que, por sua vez, é a preparatória para a II Conferência Nacional, cuja missão é, a partir das propostas regionais, elaborar as políticas públicas para o setor pontualmente.

No Litoral Norte, existe uma série de comunidades que se inserem no contexto sobre a discussão de igualdade racial. Os núcleos indígenas e quilombolas estão espalhados por diversos pontos da costa norte paulista. Só na cidade de Ubatuba, são duas aldeias indígenas e três comunidades quilombolas. Portanto, os interessados em participar da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, no Litoral Norte, devem se dirigir, no próximo domingo, ao Auditório da Fundac, em Caraguatatuba, localizado na Rua Santa Cruz, 396.