Estado promove capacitação para projeto ambiental

O Serrano/Serra Negra

seg, 08/06/2009 - 9h50 | Do Portal do Governo

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, o governo do Estado de São Paulo promoverá em Leme, um Programa de Capacitação de Interlocutores do Projeto Município Verde. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano estará presente ao evento. Como sendo um dos 43 municípios que fazem parte da Bacia do Rio Mogi Guaçu e por estar cadastrado no projeto, Serra Negra terá direito a enviar representante. O Programa de Capacitação visa proporcionar conhecimentos básicos para o entendimento do projeto e de cada uma das dez diretivas ambientais, desenvolvendo um plano de ações estratégicas para redução dos impactos ambientais na Bacia do Rio Mogi Guaçu.

O Município Verde é uma iniciativa do  Governo do Estado com o objetivo de compartilhar com os municípios, suas políticas públicas de meio ambiente. O projeto ajuda as cidades a montar uma estrutura executiva, com capacidade e autonomia para comandar ações locais. A descentralização permitirá que cada uma tenha poder de licenciamento e fiscalização.

Dez diretivas estão atreladas à proposta e serão avaliadas pelo governo do estado, como forma de verificar a situação ambiental de cada cidade: tratamento de esgoto,  recolhimento de lixo, preservação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso racional da água, diminuição de poluição do ar, estrutura institucional ambiental e criação do Conselho Ambiental.

Na primeira avaliação divulgada no final de novembro de 2008, Serra Negra obteve a ínfima nota 28,10 quando a máxima possível era 100. Com isso ficou na 292ª no ranking elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente que contou 332 municípios que entregaram plano de ação.

Serra Negra teve seis notas zero. Em Educação Ambiental há quatro subdivisões, e o município zerou em todas. Apesar disso teve boas notas em Esgoto Tratado (7,5) e Lixo Mínimo (9,3). Na diretiva Mata Ciliar, conseguiu nota 5 no subitem Projeto e 7,21 em Cobertura Vegetal. Em Uso da Águas ocorreu uma nota 5 no subitem Programa e zero em Participação no Comitê. Nas demais diretivas a Secretaria de Estado do Meio Ambiente não conseguiu encontrar nada que merecesse atenção, estipulando a nota mínima.