Estado prepara implantação do Poupatempo em Sorocaba

Cruzeiro do Sul - Sexta-feira, dia 27 de outubro de 2006

sex, 27/10/2006 - 11h48 | Do Portal do Governo

A Prefeitura de Sorocaba e o governo do Estado já se mobilizam para a implantação de uma unidade fixa do Poupatempo em Sorocaba, no próximo ano. Representando o governador Cláudio Lembo (PFL), o secretário-chefe do Estado da Casa Civil, Rubens Lara, esteve quarta-feira em Sorocaba para a oficializar a inauguração do infocentro “Acessa São Paulo”. Na ocasião, ele anunciou que a instalação do Poupatempo em Sorocaba está entre as prioridades do governador eleito José Serra (PSDB). Os estudos técnicos para que a idéia saia do papel já são feitos.

“Sorocaba merece um Poupatempo, o que já foi antes confirmado pelo próprio governador. Estamos solicitando informações e passando dados para a Prodesp”, destacou Lara. A empresa é a responsável pelo processamento de dados no Estado de são Paulo. Ele apontou que a prioridade inicial do governo este ano era abrir uma unidade em Bauru: “Agora que tudo isso já está acertado, começamos agora a mexer no caso de Sorocaba, que será atendida assim como São José do Rio Preto, Santos e Presidente Prudente”.

Prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB) revelou que a administração municipal não definiu o local onde o Poupatempo será montado, mas já tem uma opção em vista. O local exato do imóvel Lippi não revelou, o que deve ser feito assim que os estudos de instalação sejam concluídos. O que se sabe é que o Poupatempo funcionará na região central de Sorocaba, de modo a facilitar o acesso aos munícipes. “Não é fácil abrir um Poupatempo, que necessita de um investimento aproximado de R$ 10 milhões”, apontou. Tal valor não é fixo, pois pode variar conforme as características do imóvel escolhido, além dos serviços que serão disponibilizados.

O secretário não adiantou se todos os programas atuais implementados pelo governo terão continuidade no próximo mandato. “Isso vai depender do Serra, que pretende dar continuidade ao governo atual”, alegou. O mesmo se aplica à intenção manifestada pelo governador no último dia 6, em visita a Sorocaba. Naquela oportunidade, Lembo sinalizou pela instalação de uma segunda unidade do Bom Prato em Sorocaba. “Só sabemos os deste ano, que serão inaugurados em Taubaté, São Vicente e outras duas unidades na capital”, complementou.

Acessa São Paulo

Localizado na rua Álvaro Soares, 431 (no prédio da Dívida Ativa), a unidade Sorocaba do “Acessa São Paulo” funciona desde o dia 17 de julho e tem mais de 1.100 cadastrados, além de computar 8 mil acessos. Esta equipado com dez computadores, sendo que o usuário pode gratuitamente utilizá-lo por 30 minutos. A iniciativa é do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, e visa oferecer à população acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet. O serviço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Um infocentro seria suficiente para atender 95 mil habitantes. Partindo desse princípio, Sorocaba precisaria de seis unidades, tendo como base uma população de aproximadamente 570 mil habitantes. Coordenadora operacional do programa no Estado, Maria Amélia Fernandes disse que a intenção do Estado é equipar cada município paulista com um infocentro e depois melhorar o atendimento nos que já têm. “Cidades com mais de 200 mil habitantes devem ganhar sua segunda unidade entre 2007 e 2008”, disse.

Sorocaba deve ser um dos atendidos, a partir da inauguração do Poupatempo. “É que nos Poupatempos também funcionam uma unidade do ‘Acessa São Paulo’”, ressaltou Maria Amélia. No Estado todo, há 387 infocentros do tipo. Outros 66 estão em fase de implantação – dois deles em Salto e Ibiúna. Na região já há postos em nove cidades.

Eduardo Santinon