Estado pagará indenização por jovem morto pela PM

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

sex, 25/01/2008 - 13h35 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O governador José Serra disse ontem que até o fim do mês vai definir o valor e pagar a indenização à família do jovem Carlos Rodrigues Júnior, de 15 anos. Ele foi morto em 15 de dezembro dentro de casa, em Bauru, por seis policiais militares que invadiram seu quarto e o eletrocutaram, na tentativa de fazê-lo confessar o furto de uma moto. “A indenização é o mínimo que o Estado pode fazer porque, no caso, teve responsabilidade na ação de policiais que não honraram a sua farda”, afirmou Serra, durante visita à cidade.

Caso a Justiça determine um valor indenizatório maior, Serra garantiu que o Estado vai cobrir a diferença. “Se for menor, vamos manter aquilo que pagamos.”

Os seis policiais estão no Presídio Romão Gomes, na capital, com prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal de Bauru. Nos depoimentos à polícia, eles foram contraditórios. O tenente Roger Vitiver e o soldado Emerson Ferreira disseram não ter presenciado a sessão de tortura, mas o cabo Gérson da Silva e os soldados Maurício Delasta e Juliano Bonini os apontam como autores da violência. Eles dizem que, logo ao entrar no quarto, o tenente deu um golpe na cabeça do jovem e, depois, aplicou-lhe vários choques.

Depois de aceita a denúncia, o processo contra os PMs tramitará na 1ª Vara de Bauru. Os advogados de quatro deles pediram a revogação da prisão preventiva. A Polícia Militar ouve testemunhas em um processo aberto por causa de um quebra-quebra ocorrido em protesto pela morte do jovem.