Estado oficializa incorporação da Faenquil à USP

Vale Paraibano - Quarta-feira, dia 31 de maio de 2006

qua, 31/05/2006 - 10h16 | Do Portal do Governo

Decreto de Lembo transfere faculdade de Lorena ao controle da Universidade de SP; funcionários ficam subordinados à Ciência e Tecnologia

Lorena

O governo do Estado publicou ontem um decreto que formaliza a incorporação da Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) à USP (Universidade de São Paulo), colocando fim a uma negociação que já se arrastava desde o ano passado.

De acordo com o decreto, assinado anteontem pelo governador Cláudio Lembo (PFL), todos os bens –móveis e imóveis– da antiga faculdade serão transferidos à USP. A criação de um campus da Universidade de São Paulo no Vale do Paraíba era uma das principais promessas do governo estadual.

A incorporação da Faenquil já havia sido aprovada no final de março pelo Conselho Universitário da USP, órgão máximo da universidade –desde então, a oficialização da transferência dependia apenas da assinatura do decreto.

Apesar da incorporação, no entanto, os 350 funcionários da Faenquil continuarão subordinados à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. A partir de agora, eles integrarão um ‘quadro em extinção’ –todos os cargos permanecerão congelados, impedindo eventuais promoções, até que todos os antigos servidores se aposentem ou peçam demissão.

Segundo o governo do Estado, todos os funcionários da Faenquil poderão participar, como “candidatos comuns”, dos concursos públicos que prevêem o preenchimento do quadro de servidores do novo campus da USP. Ontem, uma audiência na Assembléia Legislativa discutiria a situação dos servidores.