Estado mostra projeto do Trem Bandeirantes

Correio Popular - Segunda-feira, dia 19 de junho de 2006

seg, 19/06/2006 - 11h27 | Do Portal do Governo

Secretário Jurandir Fernandes apresenta a proposta hoje a empresários no Ciesp

Maria Teresa Costa

DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

teresa@rac.com.br

O projeto do Trem Bandeirantes, que ligará Campinas a São Paulo, será apresentado ao empresariado e aos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Hoje, às 19h, ele se encontra com os empresários no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Campinas e, amanhã, participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, em Itatiba.

Além do trem, o secretário vai expor outros projetos em transportes existentes na RMC, como o Corredor Metropolitano, no evento da Associação dos Executivos da Região de Campinas (Acre) em parceria com o Ciesp.

O Trem Bandeirantes está previsto para ligar Campinas a São Paulo, saindo do Terminal Barra Funda na Capital, passando por Jundiaí e chegando na estação central de Campinas, com possibilidade de ligação até o Aeroporto de Viracopos. O governo vai precisar do apoio do setor privado para poder implantar esse trem, cujo custo está previsto em R$ 2,7 bilhões.

Estudo elaborado pela espanhola Ineco (Ingeniaria y Economia del Transporte S.A.) em parceria com a brasileira Setepla Tecnometal Engenharia apontou que o trem só é viável se o poder público assumir a infra-estrutura, justamente a parte mais cara do projeto.

Fernandes lembra que o governo só pode comprometer até 1% da receita líquida em parcerias público-privadas. Este ano, o comitê gestor aprovou a inclusão do trem expresso Barra Funda até o Aeroporto de Guarulhos e, agora, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos vai tentar a aprovação do Trem Bandeirantes. Até o final do ano, esse projeto será submetido ao comitê gestor das parcerias público-privadas (PPPs) do governo do Estado. Falta ainda a elaboração de um estudo para levar o trem expresso ao Aeroporto Internacional de Viracopos. A conexão interessa especialmente à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) porque poderá usar a ligação ferroviária para o transporte não apenas de passageiros, mas de cargas de alto valor agregado entre os aeroportos de Guarulhos e Viracopos.

O Bandeirantes seguirá basicamente o mesmo trajeto da malha ferroviária atual, mas terá via específica. Entre Campinas e Jundiaí seguirá o caminho do atual leito. Em Jundiaí seguirá direto para São Paulo, por uma variante que será construída eliminando a curva que os atuais trens da CPTM fazem entre Campo Limpo Paulista e Caieiras. Isso encurtará em 9,2 quilômetros o trajeto, que passará a ter 92,3 quilômetros. Embora o trem possa atingir 160 quilômetros por hora, o estudo trabalhou com uma velocidade comercial entre 100 e 110 quilômetros horários.

Assim, será possível, em 2010, fazer o percurso São Paulo a Campinas em 50 ou 55 minutos.

O NÚMERO

2,7 BI DE REAIS. É o custo total previsto para a implantação do projeto do Trem Bandeirantes, segundo o Estado