Estado mapeia projetos culturais para adolescentes

EPTV/Campinas

qua, 17/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Iniciativa vai ajudar no intercâmbio de experiências e na divulgação das ações

A Coordenadoria de Programas da Juventude do Governo do Estado de São Paulo firmou convênio com o Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) para que, nos próximos quatro meses, um grupo de jovens realize uma pesquisa de identificação de iniciativas de arte e cultura desenvolvidas por ou para a juventude em todo estado.

O “Protagonismo Juvenil: mapeando a arte e a cultura no Estado de São Paulo” formará um banco de dados que futuramente será divulgado para contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas na área. Além disso, o levantamento ajudará no intercâmbio entre os projetos e vai divulgar as iniciativas.

“À medida que a gente consegue localizar os projetos, podemos traçar formas de intercâmbio entre esses grupos”, afirma Leandro Gomes de Paula, um dos pesquisadores do projeto.

Os resultados estarão no site da Coordenadoria até o final de 2009 e vai ser transformado em um relatório.

O levantamento será feito até setembro por 16 jovens de São Paulo, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Sorocaba e São Vicente. Cada pesquisador ganha uma bolsa de R$ 300 por mês para trabalhar meio período e com a responsabilidade de pesquisar as cidades próximas de onde moram.

Os projetos são localizados pela internet e depois visitados pelos pesquisadores. “Esse mapeamento nunca ocorreu no estado de São Paulo”, afirma o coordenador de políticas públicas, Rodrigo Clemente.