Estado libera verba para SCS terminar prédios populares

Diário do Grande ABC - 21/5/2002

ter, 21/05/2002 - 10h47 | Do Portal do Governo

O prefeito Luiz Tortorello assinou convênio com a Secretaria Estadual de Habitação e São Caetano vai receber R$ 400 mil para o término das obras de infra-estrutura e edificação de 120 apartamentos construídos no cruzamento da avenida Guido Aliberti com rua Dora, no bairro Mauá. A verba para o projeto habitacional Domus Mea vem do Fundo Estadual da Habitação, a fundo perdido.

“Depois de recebermos a verba, devemos acabar a obra em 90 dias”, disse na sexta-feira o diretor de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente, Júlio Marcucci Sobrinho. O chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Habitação, Roberto Rachid, entretanto, afirmou nesta segunda que o dinheiro não é liberado com antecedência, mas somente mediante as medições do andamento da obra e apresentação de documentações dos gastos exigidos à Prefeitura.

“O convênio tem vigência de cinco meses e pode ser prorrogado por mais cinco. São dez meses para a conclusão do empreendimento com o benefício do repasse”, disse o representante da Secretaria Estadual.

O financiamento dos imóveis será feito pela Caixa Econômica Federal a famílias de baixa renda do município, na modalidade Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Marcucci Sobrinho explicou, na sexta-feira, que o convênio com a Caixa encontra-se em fase final.

De acordo com o diretor, uma exigência da Prefeitura é que o arrendatário de baixa renda seja morador de São Caetano, pague o máximo de um salário mínimo de prestação e não possua outro imóvel. O público alvo são famílias que moram em 226 cortiços em 12 bairros da cidade. O levantamento foi feito pelo Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano). Elas vão adquirir imóveis com dois dormitórios, uma sala, uma cozinha, um banheiro e uma área de serviço, distribuídos em uma área útil de 56 m².

O projeto Domus Mea inclui ainda a construção de mais 80 apartamentos na avenida Prestes Maia, no bairro Nova Gerty. “Eles encontram-se nas fundações. São obras que exigem muito recurso. O total do investimento junto com os 120 apartamentos do bairro Mauá é de cerca de R$ 4 milhões”, afirmou o diretor.

Marcucci Sobrinho disse que estuda a aquisição de novos terrenos particulares nos bairros São José e Santa Maria para viabilizar outras construções. “Em São Caetano, seriam necessárias até mil unidades para a população mais carente.”

Sucena Shkrada Resk
Da Sucursal do Diário em São Caetano