Estado lança galpões-empresas

Gazeta Mercantil - 9/5/2002

qui, 09/05/2002 - 13h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) lançou ontem mais um projeto para dar maior visibilidade a seu governo no interior do Estado. Até junho, cerca de 500 das 645 cidades do Estado vão receber galpões metálicos de mil metros quadrados para incentivar o agronegócio. Além dos galpões, o Estado investe em estradas vicinais, ônibus escolares e pontes metálicas para o interior.

O Programa Galpões do Agronegócio vai abrir espaço para a criação de 1.250 novas micro e pequenas empresas ligadas ao setor agropecuário. As prefeituras, em acordo com produtores interessados, devem elaborar projetos de agregação de valor à produção.

O secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, afirmou que o convênio será feito em parceria entre o governo estadual e os municípios. ‘As prefeituras entram com os terrenos e o Estado entrega os galpões’, afirma. ‘São espaços de mil metros quadrados, com piso de concreto, cobertura metálica e instalações elétrica, hidráulica e sanitária.’

Cada galpão tem capacidade para abrigar cinco empresas. Para ter acesso, as prefeituras devem mandar um ofício ao governo do Estado com pelo menos cinco projetos de agregação de valor. De acordo com o secretário executivo do Programa, Carlos Lessa, esse é o princípio do agronegócio. ‘Não queremos mais exportar matéria-prima. Vamos industrializar e beneficiar os produtos nos próprios municípios, para gerar emprego e aumentar a renda dos produtores e das prefeituras’, observou.

Lessa disse que, até a tarde de ontem, 328 prefeituras já haviam enviado seus ofícios para receber o galpão. Segundo ele, o agronegócio é uma das principais fontes de renda da economia brasileira. ‘No ano de 2001, o saldo positivo do setor foi de USS 16,5 bilhões e para este ano a previsão é de US$ 21 bilhões’, adiantou.

Durante a cerimônia de lançamento, Alckmin assinou o convênio para a implantação do primeiro galpão no município de Caçapava. Ao todo, o governo do Estado irá investir RS 68 milhões no desenvolvimento do Programa. De acordo com o governador, a Associação Paulista de Supermercados se comprometeu a comprar a produção obtida nos galpões. ‘Com isso, ganha o consumidor e também o produtor’, afirmou, lembrando que uma das grandes dificuldades dos produtores é comercializar os seus produtos.

Alckmin também destacou que o Estado vem investindo na construção de estradas rurais, na implantação de 2.000 pontes metálicas que permitem o tráfego de caminhões com até 30 toneladas e na entrega de equipamentos para melhorar as condições das estradas vicinais rurais.

A Assembléia Legislativa aprovou ontem a criação da Agência da Defesa Agropecuária. O órgão irá controlar e fiscalizar a produção agrícola e pecuária do Estado de São Paulo. O secretário Meirelles explicou que serão criados dois selos para garantir a qualidade dos produtos. ‘Para fornecer o selo, será realizada uma detalhada análise de toda a cadeia produtiva, desde as condições do solo e da água, até a atividade agrícola desenvolvida’, disse. Nos próximos dias, o projeto-lei que cria a nova agência será enviado para o Palácio dos Bandeirantes para sanção do governador do Estado.

Wagner Oliveira