Estado irá criar classes apenas para alunos repetentes

Folha de S.Paulo - Quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

qua, 19/12/2007 - 14h45 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo decidiu criar, já em 2008, turmas especiais aos alunos que repetiram a 4ª série do ensino fundamental. A medida vale também para os estudantes da 3ª série com dificuldades de aprendizagem.

Esses alunos ficarão em classes de recuperação, separadas das turmas regulares. A intenção do governo José Serra (PSDB) é dar aos estudantes um reforço mais intensivo, em turmas menores, com materiais didáticos específicos. Educadores vêem o risco de que os alunos sejam estigmatizados.

As turmas de recuperação da 4ª série em 2008 serão formadas pelos alunos que repetiram neste ano -no sistema de progressão continuada vigente no Estado, o estudante da fase inicial do ensino fundamental só pode repetir na 4ª série.

Até este ano, os alunos que eram reprovados cursavam o ano seguinte nas turmas regulares, formadas por alunos provenientes da 3ª série. Em 2006, o índice de retenção na 4ª série ficou em 9%.

Para os alunos da 3ª série, serão escolhidos aqueles que cursaram a 2ª série em 2007 e foram mal avaliados no último Saresp (sistema de avaliação da rede estadual), aplicado no final do mês passado.

Ainda não foi definida qual será a nota que determinará a necessidade de recuperação.

A secretaria estima que 6.300 alunos da 3ª série e 9.500 da 4ª fiquem nas classes de reforço em 2008 (programa chamado de PIC – Projeto de Recuperação de Ciclo). A medida começa na capital e na Grande São Paulo e será estendida para o restante do Estado em 2009.

“O aluno com dificuldades é aquele que não conseguiu aprender nas salas regulares. Não adianta imaginar que ele conseguirá aprender com o mesmo material didático e o mesmo professor, na mesma sala”, afirmou à Folha a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Maria Helena disse que as classes de reforço não deverão ter mais de 25 alunos (nas turmas regulares, a secretaria sugere um máximo de 35). Segundo ela, foram feitos estudos que mostram que a rede conseguirá comportar novas turmas.

A pasta ainda analisa se estipulará um número mínimo de estudantes para a abertura das turmas especiais.

O governo já havia anunciado que os alunos da 5ª ao ensino médio terão reforço de português e matemática nos primeiros 45 dias do ano letivo.

Segundo a secretaria, a recuperação intensiva ajudará a reverter os maus resultados da rede em exames de aprendizagem. O Pisa, último divulgado, mostrou que a média paulista está abaixo da média nacional.

Dois professores

O governo estadual também pretende estender, em 2008, o programa do professor-auxiliar às turmas de 2ª série e para a Grande São Paulo. O programa, implementado neste ano na rede, abrangia apenas a 1ª série das escolas da capital.