Estado interliga mais quatro linhas intermunicipais de ônibus ao Metrô

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 26 de outubro de 2004

ter, 26/10/2004 - 9h44 | Do Portal do Governo

Passageiro só paga uma tarifa. Até novembro serão 14 linhas

PATRÍCIA EVELYN

Mais quatro linhas intermunicipais de ônibus foram integradas ontem à Linha 5 (Lilás) do Metrô, na Zona Sul de São Paulo. As linhas, vindas dos municípios de Itapecerica da Serra e Embu, na Grande São Paulo, com destino a Santo Amaro, passaram a ter como ponto final o terminal de ônibus Capão Redondo. De lá, o passageiro fará a transferência para a estação da Linha 5 do Metrô sem pagar outra tarifa. No último dia 13, outras quatro linhas foram integradas.

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, com a mudança o passageiro economizará até 17 minutos no tempo de viagem, pois irá de Capão Redondo a Santo Amaro de Metrô, fugindo do trânsito. As quatro linhas de ônibus intermunicipais atendem 11 mil passageiros/dia.

Na estação Santo Amaro do Metrô, o usuário também poderá fazer a integração com a Linha C (Azul) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na Linha C da CPTM, poderá descer na estação Cidade Universitária e embarcar, de graça, em vans que o levarão à estação Vila Madalena, Linha 2 (Verde) do Metrô.

Além de evitar trânsito lento, os usuários poderão economizar até 50% do valor que gastavam, já que terão acesso gratuito à Linha 5 do Metrô e Linha C da CPTM. Com a integração, o Governo do Estado pretende aumentar a demanda da Linha Lilás do Metrô, que sempre foi pequena. Segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, quando todas as etapas da integração estiverem concluídas, o número de usuários da Linha 5 aumentará dos atuais 22 mil passageiros/dia para 45 mil/dia.

A terceira etapa do projeto está prevista para novembro, quando mais seis linhas intermunicipais devem ser integradas à Linha 5 do Metrô. Os passageiros descerão no terminal de ônibus Campo Limpo, de onde farão a transferência gratuita para a Linha 5 do Metrô. Ao todo, 14 linhas intermunicipais serão integradas.

Para atender o aumento da demanda, o horário de funcionamento da Linha 5 foi ampliado. Desde o último dia 13, a linha opera das 4h40 à 0h15, de segunda a sexta-feira. Antes, funcionava das 5h às 23h. Fora do horário de funcionamento da linha e aos sábados, domingos e feriados, quando ela não opera, os ônibus intermunicipais farão o trajeto antigo, seguindo para Santo Amaro.