Estado instala Projeto Guri em São José dos Campos

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 25 de agosto de 2004

qua, 25/08/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

Crianças de bairro da zona leste formado por ex-moradores de três favelas terão cursos de música

São José dos Campos

O governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, inauguram hoje o Projeto Guri no Jardim São José 2, na zona leste da cidade. O programa é uma tentativa de promover inclusão social no bairro, formado por ex-moradores de três favelas desativadas no ano passado.

O primeiro pólo do Projeto Guri em São José é o maior da região e vai oferecer 396 vagas. A inauguração do programa será hoje, às 17h30.

O Projeto Guri é uma iniciativa do governo do Estado que oferece cursos de música para jovens de 8 a 18 anos. Jovens do Jardim São José 2 terão a oportunidade de aprender violão, cavaquinho, percussão e participar de coral. As aulas serão na escola municipal do bairro.

A instalação do pólo do projeto na cidade faz parte de uma parceria da Secretaria Muncipal de Educação, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Vivo.

O Secretaria de Educação forneceu a infraestrutura e a Secretaria da Cultura, a metodologia do projeto. A Fundação ficou responsável pelos professores e o Instituto Vivo está patrocinando a unidade, investindo R$ 105 mil.

Segundo a secretária de Educação de São José, Maria América de Almeida Teixeira, o bairro foi escolhido porque a comunidade é de baixa renda.

‘A instalação do Projeto Guri no Jardim São José é importante para levar cultura à comunidade. Por meio da música, crianças e jovens vão desenvolver suas potencialidades, elevar a auto-estima, além de aproximar a família do ambiente escolar’, disse Maria América.

PRIORIDADE – A Secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, disse que bairros com o perfil do Jardim São José 2 têm prioridade na instalação do Projeto Guri.

‘O projeto é instalado em todo o Estado em bairros de população de baixa renda. O objetivo é levar cultura a jovens que têm mais dificuldade para pagar por um curso de música. É um projeto de inclusão social’, disse.

Cláudia afirmou ainda que será formada uma orquestra em São José com os alunos do Jardim São José 2. ‘Ele vão aprender a executar música clássica e música popular brasileira’, disse.

Alunos inscritos para participar do Projeto Guri em São José estão contando os dias para começar a aprender música.