Estado inicia obra de restauro no prédio do Colégio Alfredo Pujol em Pindamonhangaba

Jornal da Cidade/Pindamonhangaba

seg, 24/08/2009 - 9h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo iniciou, em julho, o restauro do prédio que abriga a Escola Estadual “Dr. Alfredo Pujol”, de Pindamonhangaba. 

As obras, orçadas em cerca de R$ 730 mil, têm previsão de término no primeiro semestre de 2010. Entre os principais reparos estão a troca de todo o telhado, reforma nos banheiros e na cozinha, e consertos nos sistemas elétricos e hidráulicos, entre outras coisas. “É uma grande obra que estávamos reivindicando há muito tempo.

O prédio é parte da história da cidade e, por isso, sua manutenção é fundamental não só para os alunos, mas para todos os moradores da cidade”, afirmou a dirigente de Ensino de Pinda, Gicele de Paiva Giudice. Segundo a dirigente, as obras não vão interferir no cumprimento do ano letivo dos alunos. “A empresa responsável aproveitou o mês de férias para adiantar as obras e fazer a troca do telhado. As outras coisas serão feitas por etapas, com remanejamento de salas de aula e adequação dos espaços físicos, para que as aulas possam prosseguir sem atrasos”, ressaltou.

A história da escola se confunde com a própria história da cidade e do Brasil. O engenheiro responsável pelas obras do prédio, foi o engenheiro Euclides da Cunha, importante escritor da literatura nacional e autor de “Os Sertões”.

Inaugurado em 1902, o edifício de composição neoclássica, foi pintado nas cores amarelo, branco e cinza nas janelas e grades.

Todas as entradas são voltadas para o pátio principal da escola, de onde se têm uma vista do toda a parte superior.