Estado inicia a matrícula antecipada

Agora

ter, 01/09/2009 - 7h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação inicia hoje em todo o Estado as matrículas antecipadas para os alunos de 1ª a 8ª série do ensino fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A inscrição deve ser feita por quem está fora da escola ou que quer ingressar na rede pública de ensino.

Os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes têm até o dia 30 de setembro para procurar qualquer escola estadual ou municipal do Estado para fazer a inscrição. Os documentos necessários para efetuar a matrícula são a certidão de nascimento ou a carteira de identidade do aluno e um comprovante de endereço.

Segundo a secretaria, quem já está matriculado na rede estadual não precisa fazer o cadastramento antecipado, que vai até o dia 30. Esses estudantes vão ser automaticamente rematriculados. Apenas as crianças a partir de seis anos completos ou a completar até o início do ano letivo de 2010 podem ser matriculadas a partir de hoje.

De acordo com a Educação, os dados dos novos alunos serão organizados e as matrículas devem ser efetivadas nos próximos dois meses. A pasta vai enviar pelo correio as informações sobre a unidade em que cada estudante vai estudar no ano que vem.

O secretário adjunto da Educação, Guilherme Bueno de Camargo, afirmou que é importante a realização da matrícula antecipada para tentar garantir a vaga na escola mais próxima. “Pode acontecer de não pegar uma escolar perto de casa. Mas, vamos reabrir as inscrições no início de novembro, mas quem faz agora garante a prioridade sobre os demais.”