Estado inaugura Pró-Pólo de S. Bárbara d’Oeste

Todo Dia - Terça-feira, dia 5 de dezembro de 2006

ter, 05/12/2006 - 17h15 | Do Portal do Governo

Secretário de Transportes Metropolitanos anuncia investimentos similares em Monte Mor e Vinhedo

Marcelo Bressan – Santa Bárbara d’Oeste

Santa Bárbara d’Oeste é a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ser beneficiada pelo Pró-Pólo (Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana). Desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, através da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o conjunto de intervenções viárias realizado na Avenida Santa Bárbara foi inaugurado ontem pelo governo do Estado. As obras, iniciadas há oito meses, envolveu uma área de 14,4 mil metros quadrados, que consistiu na implantação de duas plataformas elevadas de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo, além de mudanças no trânsito da região, visando melhor fluidez e segurança aos pedestres, facilitando a articulação do transporte metropolitano entre o município e Americana.

Como o próprio secretário dos Transporte Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ressaltou, “Santa Bárbara saiu na frente” ao receber R$ 1,9 milhão de investimentos nesta primeira fase do programa. Agora, a cidade será beneficiada com mais R$ 1,5 milhão, destinados à implantação de 40 novos pontos de ônibus com coberturas e assentos. Segundo Fernandes, já estão engatilhados investimentos neste sentido para Monte Mor e Vinhedo. De acordo com o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, “esta é a segunda obra de um conjunto de dez municípios que incorpora um sistema metropolitano de quase 17 linhas”. Apenas a Região Metropolitana de São Paulo contava com uma obra deste porte.

Para o prefeito José Maria de Araújo Júnior, o Zé Maria (PSDB), a entrega do Pró-Pólo de Santa Bárbara é importante para alavancar o desenvolvimento da cidade e, principalmente, da região da avenida, entre o Centro e a Zona Leste, que começa a ser ocupada. “Temos dois projetos em estudo para implantar complexos comerciais e empresariais nas marginais da Avenida Santa Bárbara e, sem dúvida, o Pró-Pólo vai nos ajudar muito”, afirmou.

Ontem, de acordo com Lopes, também ocorreu a última reunião com os prefeitos de Santa Bárbara e Americana (Erich Hetzl Júnior-PDT) para a implantação do Sivim (Sistema Viário de Interesse Metropolitano), que implantará uma interligação entre os dois municípios, através da Avenida São Paulo, na Zona Leste, passando pela futura rodoviária, cuja construção poderá ser incluída neste projeto.