Estado fecha antiga Febem Tatuapé

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 16 de outubro de 2007

ter, 16/10/2007 - 12h16 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Em cerimônia oficial, o governador José Serra (PSDB) declara encerradas hoje as atividades do Complexo do Tatuapé, na zona leste da capital, o maior da antiga Febem no Estado. Os 37 adolescentes que ocupavam a última unidade em funcionamento se mudaram para outro local há uma semana. Ativistas de direitos humanos que acompanham a história da atual Fundação Casa consideram o fato importante, mas ponderam que o governo ainda está longe de vencer o sistema inadequado de acomodar uma multidão de adolescentes infratores em um único espaço.

O governador Serra deverá anunciar hoje uma série de projetos para o terreno, que, na verdade, fica no bairro do Belenzinho. Segundo o Estado apurou nos bastidores do evento, será anunciada a construção de um campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e de um conjunto residencial para renda média, além do parque público, que já funciona no local.

“É importante o fechamento, o fim de uma era de crises gravíssimas e mais um estágio do que começou com o fechamento do Complexo Imigrantes”, diz o promotor da Infância e da Juventude Wilson Tafner. “Mas enquanto houver complexos como o da Vila Maria, do Brás (zona leste) e da Raposo Tavares (sul) não se evoluiu nada.”

O secretário estadual da Justiça, Luiz Antônio Marrey, admite a lotação das unidades citadas, mas rebate as críticas reafirmando a disposição do governo de “desativar todas”. “Mas para isso é preciso construir mais unidades menores e treinar funcionários, o que não é feito de uma hora para outra.”

Segundo Marrey, até o fim deste ano serão entregues outras 8 unidades, totalizando 32. São necessárias 65. Segundo pesquisa da Fundação Casa do ano passado, a reincidência nas unidades menores é de 3,21%, enquanto nos grandes complexos é de 29%.

O do Tatuapé chegou a abrigar 1.800 adolescentes e crianças e 2 mil funcionários. Somente de 2003 a 2006, de acordo com a Fundação Casa, quatro adolescentes morreram em rebeliões. Instaladas em um terreno de 255 mil metros quadrados, as construções do complexo são dedicadas à recuperação de menores infratores e ao abrigo de órfãos, desde 1902.

A crise nas grandes unidades da Febem, como a de Franco da Rocha e a da Imigrantes, na zona sul, chegou ao auge em 1999, quando o sistema começou a ser questionado. O Complexo do Tatuapé vem sendo esvaziado desde 2005, porém, a demolição da Imigrantes acabou lotando outras unidades, o que atrasou o processo.