Estado faz mutirão de exame de DNA em Taubaté

Valeparaibano - Quarta-feira, 18 de maio de 2005

qua, 18/05/2005 - 18h07 | Do Portal do Governo

Meta é atender a 1.160 famílias que esperam pelo teste na rede pública

Taubaté

As Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça realizam neste final de semana, 21 e 22 de maio, das 8h às 18h, em Taubaté, um mutirão para tentar acabar com a espera por teste de paternidade. A cidade foi escolhida por ser a terceira do Estado em número de famílias que esperam pelo exame.

Serão beneficiados aqueles que dependem do teste para dar prosseguimento a ações de investigação de paternidade, que estão em tramitação na Justiça e já contam com pedido judicial.

A estimativa é realizar testes em 1.160 famílias nos dois dias. Todas já foram convocadas.

A coleta acontecerá no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades) da DIR-24 (Direção Regional de Saúde de Taubaté) e contará com a participação de 20 profissionais.

Em até cinco meses, hospitais de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto também realizarão a coleta. A primeira cidade a receber o projeto foi Campinas.

‘A idéia é fazer mutirões para acabar ou diminuir bem a fila nestas regiões, para que a seguir a coleta entre em um ritmo normal, sem grande espera’, disse Antônio Carlos Nasi, coordenador do projeto na Secretaria de Estado da Saúde.

Com a medida, a expectativa é beneficiar famílias carentes que procuram pelo atendimento da Procuradoria de Assistência Judiciária e não têm recursos para exames em clínicas particulares, onde o custo médio é de R$ 1.000.

TECNOLOGIA – O sangue será coletado com uma técnica mais prática. A amostra será colhida em um cartão, que vai guardar a gota de sangue retirada a partir de um furo no dedo. A nova tecnologia aplicada no laboratório do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) também permitirá o aumento da capacidade de emissão de laudos.

O ARE em Taubaté fica na rua Alcaide Mor Camargo, 100, no Jardim Russi. O telefone é (12) 3622-2191.