Estado faz cadastro para fundamental de 9 anos

Agora São Paulo - Quarta-feira, 6 de agosto de 2008

qua, 06/08/2008 - 9h44 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Com a promessa de implantar já em 2009 o ensino fundamental de nove anos, o governo de São Paulo começa a cadastrar, a partir de 27 de agosto, todas as crianças com seis anos de idade no Estado. A partir desta data, os pais podem se dirigir a qualquer escola pública para matricular antecipadamente seus filhos no que será a nova 1ª série do ensino fundamental.

A medida faz parte da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, e que determina que a adequação deverá ocorrer até 2010 em todo o país. A Secretaria de Estado da Educação quer antecipar a implantação já para o próximo ano na região metropolitana e em alguns municípios do interior. A capital será a última cidade em que o novo ciclo entrará em vigor -o que só deve ocorrer no ano letivo de 2010.

O cadastramento, que termina em 29 de setembro, tem como objetivo avaliar a demanda das escolas municipais e estaduais por crianças de seis anos de idade. A série atenderá este público e, conforme a gerente de projetos da secretaria, Maria Auxiliadora Albergaria, “será um misto entre a última etapa da educação infantil e a 1º série do ensino fundamental”.

Na prática, o ensino fundamental, que hoje tem oito séries, passa a ter nove, com a absorção do último ano do ensino infantil. A expectativa é a de que mais de 232.150 alunos sejam atendidos nesta série em 2009. O número representa a quantidade de crianças que hoje freqüenta a 1ª série nas escolas estaduais.

A Secretaria de Estado de Educação não tem o número de inscritos atualmente na etapa em todas as cidades. Na capital, 58.737 crianças freqüentam a 1ª série hoje, conforme a Secretaria Municipal da Educação. “Pretendemos preparar as crianças para uma transição tranqüila. O conteúdo não foi preparado e será elaborado para ser uma série de passagem para a 2ª série [hoje 1º série do fundamental]”, diz Maria Auxiliadora.

Dos 655 municípios de São Paulo, 192 já implantaram o ciclo de nove anos. O número representa 30% da rede municipal. Nenhuma escola estadual tem o ensino fundamental de nove anos.